terça-feira, 19 de julho de 2022

CARUARU INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM CRIANÇAS DE 4 ANOS

Vacinação será realizada com o imunizante CononaVac, conforme recomendação do Ministério da Saúde




A partir desta terça-feira (19), o município de Caruaru dá início a vacinação contra a Covid-19 das crianças de quatro anos. A liberação para vacinação do público foi realizada na última sexta-feira (15), pelo Ministério da Saúde (MS), após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Após a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na tarde desta segunda-feira (18), ficou pactuado, entre os municípios, o início da vacinação nas crianças de quatro anos, utilizando o estoque de cada município. A primeira dose da vacina já pode ser tomada pelo público, que deve fazer a segunda dose com 28 dias de intervalo.

Para vacinar os pequenos, os pais ou responsáveis não precisarão agendar atendimento. Basta comparecer ao ponto de vacinação infantil, localizado na Via Parque, em frente ao INSS, com a caderneta de vacinação e cartão SUS ou CPF. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h. Já nos sábados, domingos e feriados, esse horário é das 8h às 18h.

“É muito importante esclarecer aos pais e responsáveis que essa vacina é segura e mostra uma boa taxa de efetividade contra o vírus, que tem levado crianças nessa faixa etária ao agravamento e óbitos pela Covid-19. Além disso, a decisão da liberação da vacina se deu após muitos estudos científicos, tanto nacionais quanto internacionais”, explicou a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.

A expectativa do município é vacinar toda população na faixa etária de quatro anos, que corresponde a 5.793 crianças, segundo dados populacionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE). Caruaru já vacinou 56,1% da população de 5 a 11 anos com a primeira dose e 30,6% com a segunda dose.