quarta-feira, 13 de julho de 2022

CARUARU AVANÇA QUASE 100 POSIÇÕES EM ÍNDICE MEDIDOR DE CONTABILIDADE PÚBLICA




Caruaru prossegue obtendo destaque no Estado através do trabalho desenvolvido pela Prefeitura. A cidade comemora o excelente resultado alcançado no Índice de Consistência e Convergência Contábil (ICCPE) do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). De uma edição para outra deste índice bianual que avalia as prestações de contas realizadas pelos municípios de PE, a Capital do Agreste evoluiu quase 100% passando da 107ª para 11ª posição, de 2018 para 2020.

Desenvolvido pela Diretoria de Controle Externo do TCE-PE, o estudo referente ao ICCPE verifica o grau de atendimento das cidades às normas de contabilidade pública como determina a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), comparando os resultados aos da pesquisa anterior, neste caso, a que foi feita em 2018.

Devido à intensificação da pandemia da Covid-19, o ranking referente ao último ICCPE foi divulgado apenas em 2022. Nele, Caruaru se encontra à frente de cidades de grandes portes do Estado, a exemplos de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina. “Esse índice promove o contínuo aprimoramento da gestão municipal, pois viabiliza a transparência do resultado da ação governamental, presente em seus demonstrativos e informações contábeis aos cidadãos e aos diversos órgãos governamentais”, explicou o presidente do TCE, Ranilson Ramos.




Para o Prefeito Rodrigo Pinheiro, tal desempenho obtido pela Capital do Agreste no ICCPE só vem a reforçar ainda mais o trabalho sério e comprometido que tem sido realizado pela Prefeitura de Caruaru em prol da população caruaruense. "A série histórica do índice demonstra que a cidade tem se tornado cada vez mais transparente em relação às suas prestações de contas junto ao TCE e a nossa contabilidade está de parabéns pelos serviços prestados”.

A Secretaria Municipal da Fazenda, através do Departamento de Contabilidade que é responsável pelo registro das informações contábeis, atua na prestação de contas da PMC. A secretária Simone Nunes reforçou as palavras de Rodrigo destacando que esse resultado é fruto de um trabalho que envolve o reequilíbrio fiscal do município e o fortalecimento das práticas de governança e gestão adotadas pela gestão.