sexta-feira, 10 de junho de 2022

LIMPEZA DOMÉSTICA: É SEGURO MISTURAR PRODUTOS DE LIMPEZA?




Na busca por garantir uma casa sempre limpa, há quem acredite que misturar produtos de limpeza ou mesmo acrescentar outras substâncias químicas podem ser formas eficientes de aumentar a eficiência desses itens. Contudo, é preciso tomar cuidado. Docente do curso Técnico em Química do SENAI-PE, Shirley França alerta que determinadas misturas de produtos de limpeza devem ser evitadas, uma vez que podem reduzir a eficácia dos produtos e até mesmo causar prejuízos, inclusive à saúde.

A água sanitária, por exemplo, deve ser usada sempre sozinha. “A partir do momento que são feitas misturas aleatórias, você começa a decompor o produto, deixando-o instável. No caso da água sanitária, as reações químicas podem prejudicar a sua eficiência ou mesmo ocasionar a liberação do gás cloro, que pode inflamar as vias aéreas”, adverte. Nesse caso, para garantir o máximo de eficiência, o ideal é começar a limpeza do ambiente com o uso de sabão ou detergente e só então utilizar a água sanitária corretamente diluída. Essa orientação é válida, também, para outros produtos desinfetantes.

O bicarbonato de sódio, por sua vez, também deve ser usado com cautela, devido ao seu poder abrasivo. “Se você utilizá-lo em eletrodomésticos, superfícies metálicas, ou mesmo em granitos ou mármores, ele pode danificar a superfície. Mas ele é eficaz e pode ser usado para combater o mofo dos azulejos, por exemplo”, ensina. Para áreas muito sujas, vale a pena misturá-lo com vinagre, na proporção de uma colher de sopa de bicarbonato para quatro de vinagre e, pelo menos, mais duas de água, para diluir o produto.

O vinagre também é eficiente para retirar gordura e odores, especialmente quando associado ao detergente neutro. “A mistura deve ser feita na proporção de cinco colheres de sopa de detergente e três de vinagre para cada 500 mL de água. Essa mistura pode ser usada, inclusive, para a limpeza de vidros”, pontua Shirley França. Ainda sobre os vidros, a especialista alerta para o uso de álcool nessa superfície: “não recomendo, porque ele tem uma ação ressecante e pode danificar o vidro quimicamente”, acrescenta.

A docente chama atenção, ainda, para um hábito que pode ajudar muito na hora da limpeza doméstica: a leitura dos rótulos e das embalagens. “Os produtos de limpeza que estão no mercado costumam apresentar alta eficiência se usados da forma certa, principalmente porque eles foram pensados e testados para isso. Usar corretamente e na ordem certa evita que o processo de limpeza seja prejudicado”, ressalta.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.