quinta-feira, 23 de junho de 2022

DEFESA CIVIL DE CARUARU REFORÇA CUIDADOS COM USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO




Amanhã será comemorado o São João, 24 de junho, e a Defesa Civil de Caruaru reforça os cuidados para a população, quanto ao uso de fogos de artifício e ao acender fogueiras.

A fogueira é uma tradição do nordeste, as famílias costumam acender na véspera de São João, hoje(23), ou no dia 24, ao montar a fogueira no asfalto há a necessidade de colocar uma camada grossa de areia separando o revestimento da via das madeira, para que não haja deformação do piso.

As ocorrências mais comuns no período junino são as queimaduras, decorrentes de acidentes com fogueiras ou fogos de artifício. A orientação é de que seja observada classificação indicativa do grau de pólvora dos fogos, que variam de A até D, sendo a categoria A, aquela que oferece o menor grau de risco, e a D o maior, e são indicada nas embalagens. Outro cuidado importante é quanto a classificação dos fogos por faixa etária. Ela varia de classe A, para crianças; B, para juvenis; e C e D, para adultos. A orientação consta na embalagem do produto. Na hora da compra, as crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis, pois o produto não pode ser vendido diretamente para esse público.




O Decreto-Lei Federal nº 4.238, alterado pela Lei nº 6.429, frisa a proibição de se soltar fogos de artifício nas proximidades de hospitais, escolas e casas. “A preocupação também está em casas onde existam pessoas autistas e também animais, como pássaros, gatos e cachorros. Um diálogo tranquilo com os responsáveis pelos fogos pode contribuir para que não ocorra o barulho nas proximidades”, pontuou o gerente da Defesa Civil, Tenente Marcos Nascimento.

Em caso de emergência ligar para o Corpo de Bombeiros, acionado pelo 193, ou mesmo a Defesa Civil no 199 ou 98384-2411.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.