quarta-feira, 25 de maio de 2022

VACINAÇÃO PODE PREVENIR CASOS GRAVES DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS ENTRE CRIANÇAS




Se você é mãe ou pai de criança ou mesmo convive com elas, já deve ter percebido que, nesta época do ano, há um aumento considerável de sintomas gripais e adoecimento por problemas respiratórios.

O que acontece é que, durante o outono, existe uma oscilação de temperatura e baixa umidade relativa do ar que aumentam os riscos de doenças respiratórias nas estações mais frias. Entre as doenças mais comuns nesta época do ano estão: gripe (circulação do vírus influenza); resfriado; otite (dor de ouvido); sinusite e pneumonia, também conhecidas como doenças oportunistas.

Um dos vários cuidados que se pode adotar neste período é o cuidado com a vacinação. Além das doenças citadas acima, o risco de uma nova onda de casos de Covid-19 não pode ser descartado. Por isso, manter a vacinação em dia pode evitar que as síndromes respiratórias evoluam para quadros graves da doença. Até o dia 3 de junho está em andamento a Campanha de Influenza e Sarampo para grupos prioritários.

“A vacinação de rotina garante a proteção das crianças para vários vírus que estão em circulação, como a variante H3N2, que foi responsável por uma epidemia de Influenza no ano passado e o coronavírus, responsável pela Covid-19. Por isso, sempre reforçamos a importância de manter a caderneta de vacinação das crianças sempre atualizada”, disse a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.




De janeiro a abril deste ano, o número de atendimentos pediátricos mais que dobrou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município. Atualmente, Caruaru conta com cinco UPAs, sendo uma de gestão Estadual e quatro municipais, que ficam localizadas nos bairros Boa Vista, Rendeiras, Vassoural e Salgado. No referido período, a UPA Rendeiras passou de 787 atendimentos pediátricos, em janeiro, para 1.332 atendimentos, em abril. Outro exemplo desse aumento foi na UPA Salgado, que passou de 1.326 para 3.139 no mesmo período.

Os leitos das UPAs são de passagem, onde os pacientes recebem atendimento e são liberados. Esta semana, sete leitos de enfermaria infantil foram instalados no Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA) e passaram a dar suporte as crianças assistidas nas UPAs do município. Até o momento, uma criança está recebendo cuidados no local.

“Os leitos que foram entregues esta semana são para as crianças de Caruaru que necessitam de internamento e que deram entrada na rede via UPA. É importante esclarecer que os leitos de UTI seguem sendo ofertados via regulação pela Central de Leitos do Estado”, explicou a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio .

Fotos: Elvis Edson

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.