sexta-feira, 20 de maio de 2022

PREFEITURA DE CARUARU ALERTA SOBRE NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS DO SUS





A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, pede que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) compareçam a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualização de dados cadastrais.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, cerca de 2.077 pacientes ainda se encontram com o cadastro desatualizado e não conseguem receber informações sobre marcações de consultas, exames e cirurgias.

“Desde o retorno das cirurgias eletivas, após a suspensão por decreto do Governo do Estado devido à pandemia da Covid-19, realizamos vários mutirões para acelerar os atendimentos que ficaram represados. Porém, muitas pessoas não são encontradas porque mudaram de endereço ou telefone e não recebem o comunicado com o agendamento", disse a secretária executiva de Regulação, Domany Cavalcanti.

A ação tem como objetivo conscientizar a população para que mantenha sempre atualizado os dados cadastrais para facilitar o contato da Secretaria de Saúde do município, para que o paciente receba as informações sobre marcação de consultas, exames e cirurgias.




Até agosto de 2021, quando foram retomadas as cirurgias eletivas, mais de 11 mil pessoas estavam com o cadastro desatualizado e não foram encontradas pela Secretaria de Saúde. Após a campanha de atualização cadastral, realizada no ano passado, até abril de 2022 esse número caiu para 2.077 cadastros. Cerca de 87% dos pacientes realizaram a atualização de dados. Isso foi possível devido a busca ativa domiciliar, que contou com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que localizaram esses usuários e atualizaram os dados como número de telefone e endereço.

A atualização do cadastro deve ser feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou no ambulatório onde foi feita a solicitação da consulta ou exame, apresentando documento com foto, cartão SUS (CNS), comprovante de residência e o número de telefone atualizado para contato.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.