segunda-feira, 2 de maio de 2022

MUTIRÃO DE ARBOVIROSES CHEGA AO BAIRRO DO SALGADO




No último sábado (30), o bairro do Salgado recebeu as equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Os mutirões para prevenção das doenças de transmissão vetorial como dengue, zika e chikungunya têm como objetivo controlar a proliferação do Aedes aegypti, vetor das doenças.

O crescente número de casos está associado ao aumento do índice de infestação do Aedes aegypti. As arboviroses como dengue, chikungunya, zika são doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti.

“Estas são doenças que podem ter manifestações leves e graves, dependendo de cada indivíduo. Então, é preciso ter cuidado e não deixar o vetor se proliferar. São doenças que, às vezes, podem ser confundidas com outras doenças virais e, em casos mais graves, causar complicações neurológicas como a Síndrome de Guillain-Barré e até a morte”, explicou o gerente de epidemiologia, Anderson Enio.




Para mudar este cenário, a Secretaria de Saúde de Caruaru vem desenvolvendo ações estratégicas para controle do vetor que são: visita domiciliar para eliminação de possíveis criadouros por meio do controle mecânico, onde é feito o descarte de depósitos inservíveis; controle químico com a utilização de larvicidas nos depósitos de armazenamento de água além de orientação sobre os cuidados para manutenção dos ambientes sem focos.

“É muito importante que a população permita o acesso dos agentes nas casas. Só assim poderemos agir. Sozinha, a Secretaria de Saúde não conseguirá realizar o controle dessas doenças, que podem levar à morte. Juntos, conseguiremos conter essa crescente de casos, que pode causar um surto no município” disse a Secretaria de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

Para o mês de maio, o mutirão já está confirmado nas seguintes localidades: do dia 02/05 ao dia 06/05 será a vez do São João da Escócia. Já no dia 07/05, às equipes voltam ao bairro das Rendeiras, que recebeu o mutirão no início do mês. Bairros como Cedro e Cajá, também já receberam as ações. Outros bairros também serão contemplados.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.