quinta-feira, 7 de abril de 2022

CENTRAL DE OPORTUNIDADES DE PERNAMBUCO É INAUGURADA EM GRAVATÁ

Espaço vai contribuir para que esses profissionais otimizem o tempo deles para resolver questões burocráticas sem precisar o deslocamento para outros municípios




A Central de Oportunidades de Gravatá - COPE foi inaugurada, na tarde desta quarta (06), e será um equipamento de relevância para o desenvolvimento econômico do município.

Esta é mais uma parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o deputado estadual, Waldemar Borges, que vai ajudar e auxiliar o trabalhador e o empresariado com uma estrutura confortável para quem vai procurar o equipamento.

A central, que possui acessibilidade, está instalada em um imóvel cedido pela prefeitura, na Rua Sérgio Loreto, e oferece os seguintes serviços: Agência do Trabalho, Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE) e o Expresso Empreendedor. Os serviços serão online e com orientação presencial de três funcionários da prefeitura capacitados pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco - Seteq.






O secretário estadual da pasta, Alberes Lopes, observa que “esse equipamento vai ajudar muito o trabalhador, que vai ter um local onde ele pode vir à procura de um emprego, como também outros serviços. Tudo isso, além dos cursos e palestras que irão acontecer para ajudar a se firmar no mercado de trabalho, firmar-se como empresa e isso é importantíssimo, porque em Pernambuco nós tivemos o fechamento de várias empresas por falta de qualificação. Aqui nós vamos ter a oportunidade de oferecer isto a todos os empreendedores e trabalhadores de Gravatá”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo de Lemos, “a central vem para atender o empreendedor para que ele possa ter acesso a AGE, que tem o crédito popular e traz recursos para esse profissional, o Expresso do Empreendedor que funciona com regularização de MEI, baixa, certidões, tudo para que as empresas possam estar regulares e também a Agência do Trabalho, que facilita a vida das pessoas que trabalham nas empresas, as pessoas que querem emitir a carteira de trabalho digital, as pessoas que querem dar entrada em seguro desemprego, FGTS, também terão acesso a esses serviços aqui. É um equipamento que tanto ajuda o empreendedor individual ou limitado, como também ajuda àqueles que trabalham no comércio e na indústria”.





O prefeito, Joselito Gomes, destaca a importância da COPE para o município. "Gravatá sinaliza crescimento, a presença de pessoas, sejam daqui querendo empreender ou já empreendendo, e nada melhor do que você poder contar com este equipamento. O Governo do Estado, junto ao município, oferecendo à população serviços que ajudam a população, facilitam a vida do ponto de vista profissional, financeiro, tudo isto só vem engrandecer o nosso município. Assim queremos continuar trabalhando, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.


Emprego - Mesmo em ano de continuidade da pandemia, 2021 foi muito positivo com relação a geração e manutenção do emprego em Gravatá. De acordo com dados do CAGED, entre o número de admissões e demissões ano passado, o saldo foi a geração de mais de mil empregos, o que representa que Gravatá teve o acréscimo de aproximadamente 200% no saldo de empregos formais em relação aos gerados nas duas últimas gestões. Em comparação com a última gestão, por exemplo, é registrado o saldo de 345% a mais de geração de emprego no município. Este número é uma constatação de que a gestão do prefeito Joselito Gomes conseguiu criar e manter mais empregos em Gravatá em apenas um ano. Um dos motivos atribuídos é a credibilidade do governo do gestor, que trouxe esperança para o empresário local contratar.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.