quinta-feira, 31 de março de 2022

RAQUEL LYRA ENTREGA MAIS UMA ESCOLA NA ZONA RURAL DE CARUARU




A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, entregou, na manhã desta quarta-feira (30), a Escola Capitão João Velho, totalmente requalificada. A unidade está localizada no Sítio Serra Velha, zona rural do município.

A escola, que tem capacidade para receber 294 alunos, do 6° ao 9° ano, conta com seis blocos, compostos por secretaria/diretoria, administração, sanitários para alunos (feminino e masculino, depósito, 15 salas de aula, sanitários acessíveis (feminino e masculino, escovódromo, almoxarifado, sala de professores, área de serviço, casa de gás, lixeira, castelo d’água, reservatório inferior, salas de arquivo, área de playground, cozinha/despensa, refeitório, bem como quadra poliesportiva coberta com vestiários feminina e masculina, arquibancadas e depósito.





“Este é um momento de celebração. É emocionante para quem viu a Escola Capitão João Velho antes e agora vê o espaço totalmente novo. Agora, o local está digno para receber as nossas crianças e adolescentes com segurança, qualidade e conforto, assegurando o desenvolvimento delas com uma estrutura escolar que merecem. Essa e outras escolas que foram requalificadas, construídas e inauguradas, e outras que vêm por aí, mostram o nosso compromisso de transformar Caruaru pela educação”, disse Raquel Lyra.

Sobre Capitão João Velho

João Francisco Paes de Lira, o João Velho, era agricultor. Nasceu em 1850, no Sítio Caldeirões, localizado no 3° distrito de Caruaru.

Recebeu o nome de Capitão João Velho por ser um homem inteligente, também político e líder católico. Ele prestava serviços sem fins lucrativos, sabia ler e escrever e era um desbravador das terras dos proprietários locais.





A escola recebeu o seu nome por tudo isso, retratando a importância do agricultor na comunidade local. Capitão João Velho faleceu no ano de 1940, deixando todo o seu legado.

A Escola Municipal Capitão João Velho iniciou suas atividades no dia 4 de março de 1952 e, na época, funcionava com um efetivo de 50 alunos de 1° à 4ª série.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.