quarta-feira, 9 de março de 2022

PSICÓLOGO TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA SAÚDE MENTAL E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA




Não é novidade que a pandemia afetou à saúde mental dos brasileiros. Houve uma mudança na rotina, menos presencial e mais online, como o trabalho home office, às aulas remotas ou mesmo a diversão. Mas se engana, que esses efeitos foram apenas nos adultos. As crianças e adolescentes sentiram na pele o reflexo da mudança na rotina. Sintomas como irritabilidade, alterações no humor e dificuldade de concentração foram notados. Mas a preocupação dos especialistas vai além, o aprendizado e desenvolvimento infantil também foram prejudicados.

O Desenvolvimento Infantil é um processo de aprendizado, onde as crianças adquirem e aprimoram diversas habilidades no âmbito cognitivo, motor, emocional e social. Ao conquistar tais habilidades, a criança apresenta diversos comportamentos e ações que são esperados a cada etapa do desenvolvimento.

Se a criança apresentar sintomas no atraso do desenvolvimento, é necessário buscar ajuda para recuperar. É preciso intervenção e ajuda de terapia comportamental imediata.




“O papel do psicólogo, especialista na área do desenvolvimento infantil e na intervenção baseada em evidências, pode mudar completamente o futuro de uma criança, principalmente as que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). É a partir de trabalhos para o desenvolvimento cognitivo, coordenação motora e estimulação da fala que o paciente pode ter qualidade de vida. Só em 2020, o Conselho Federal de Psicologia recebeu mais de 99 mil novos pedidos de psicólogos para trabalho na modalidade virtual. Essa demanda mostra a importância desse profissional”, explica o Psicólogo, Ítalo Gomes.

No Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM), as crianças têm esse apoio, através do trabalho de profissionais que atuam nas áreas de psicologia, psicopedagogia, neuropsicologia, fonoaudiologia, psicomotricidade relacional, terapia ocupacional com integração sensorial e acompanhantes terapêuticos.

O grupo CEAM, além de cuidar do desenvolvimento das crianças, o Centro forma profissionais especializados para trabalhar no segmento e oferecer qualidade de vida e saúde mental as crianças. Os cursos são oferecidos pela faculdade CEAM, que podem ser presenciais ou de forma remota.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.