terça-feira, 29 de março de 2022

PREFEITURA DE CARUARU INAUGURA REQUALIFICAÇÃO DA CASA ROSA E O MERCADO DE FLORES NO PARQUE 18 DE MAIO




Seguindo com o cronograma de entregas de obras e requalificações, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, inaugurou, na manhã desta terça-feira (29), o Mercado Cultural Casa Rosa, inteiramente requalificado. O espaço, que já sediou o Matadouro Municipal em 1927, agora funcionará como um equipamento para realizações de eventos culturais, sobretudo para festivais gastronômicos, onde será divulgado e celebrado todo o potencial culinário caruaruense, bem como da Feira de Caruaru.

Na ocasião, o público pôde ver de perto o resultado do investimento no equipamento que, pelos próximos quatro meses, ficará sob a responsabilidade operacional do Instituto Cesar Santos, através do Sebrae-PE, para a realização de festivais de gastronomia.

No próximo dia 8 de abril, o equipamento hospedará o Festival Gastronômico Mercado Casa Rosa, o primeiro evento a ser realizado no espaço requalificado. Além de uma feira gastrô, também haverá apresentações culturais e aulas-show com chefs pernambucanos.





Em seu discurso, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, demonstrou emoção ao relembrar os trabalhos no Parque 18 de Maio. “A caminhada que nos trouxe até aqui foi uma caminhada de muita atenção e escuta, a fim de melhorar a feira que muitos chamam de problema, mas que nós enxergamos como solução. Hoje entregamos um espaço que, além de bonito, vai nos ajudar a contar uma nova história, de uma feira diferente de cinco anos atrás, e que vai continuar mudando sempre para melhor”, exclamou.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, o Mercado Cultural representa uma conquista para o Parque 18 de Maio. “É emocionante ver como a Feira de Caruaru tem se transformado nos últimos anos. É também recompensador saber que os esforços dos trabalhadores resultam na oferta de um espaço requalificado que trará eventos e momentos inéditos a esta feira, que é o coração de Caruaru”, afirmou.





Ainda nesta terça-feira, a Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade inaugurou o Mercado das Flores, novo espaço requalificado do Parque 18 de Maio. O equipamento, onde antes funcionava o Mercado de Farinha, abrigará os feirantes que comercializam plantas, flores e arranjos, além de comerciantes que compuseram as conhecidas feiras da goma, tapioca, queijo, bolo e produtos derivados do milho. Ao todo mais de 30 comércios atuarão no novo espaço.

O Mercado das Flores conta com espaços para duas câmaras frias de armazenamento de flores, duas baterias de banheiro, estrutura de bancos apropriada para o comércio de plantas e flores, além de toda a estrutura totalmente reformulada.




Para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o Mercado das Flores possui um simbolismo único no Parque 18 de Maio. “Aqui serão comercializadas as flores que deixam as casas caruaruenses mais bonitas, com mais vida e mais esperança. Acredito muito no potencial dos feirantes que irão ocupar esse espaço, para demonstrarem seu protagonismo, e uso a ocasião para reforçar o compromisso de que, o melhor ainda está por vir”, declarou.

O secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, usou a cerimônia de inauguração para explicar mais sobre como funcionará o espaço e agradecer pela cooperação e confiança dos feirantes. “Em breve, os comerciantes irão ocupar este espaço e compor um novo cenário para o prédio que por tantos anos foi o Mercado de Farinha da nossa cidade. Tudo isso só é possível devido à confiança e cooperação dos feirantes, que acreditam no trabalho da Prefeitura e possibilitam mudanças que nos levam a um novo patamar da Feira de Caruaru”, falou.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.