terça-feira, 29 de março de 2022

CARUARU GANHA MAMÓGRAFO DIGITAL E NOVO APARELHO DE ULTRASSOM NA AME MULHER





Na manhã desta segunda-feira (28), o Ambulatório Multiprofissional de Saúde da Mulher (AME Saúde da Mulher) recebeu duas importantes aquisições: o mamógrafo digital e um novo aparelho de ultrassonografia, que irão auxiliar no diagnóstico precoce de doenças.

“O mamógrafo digital é um direito da população. É muito bom poder garantir a redução nas filas de espera e a realização do exame no tempo certo, para conseguir um diagnóstico precoce. Estamos inaugurando um tempo novo na nossa cidade, garantindo os direitos das mulheres a uma saúde pública de qualidade”, afirmou a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Segundo a secretária de Saúde do município, Bárbara Florêncio, o mamógrafo digital vai garantir ainda mais dignidade e qualidade no atendimento da mulher. "Agora, a rede municipal de saúde conta com o melhor mamógrafo de Caruaru. Com o aparelho, conseguimos tornar o exame indolor e com qualidade de imagem muito superior ao analógico. Ele tem a capacidade de diagnosticar um nódulo dois anos antes dele se tornar palpável. Além disso, o nível de radiação emitido pelo equipamento é bem mais baixo”, explicou.





Com a implantação do mamógrafo digital serão ofertados 800 exames/mês e cerca de 9.600 mulheres serão assistidas com exames por ano.

“Outro equipamento que trará um grande impacto no cuidado e assistência à saúde da mulher na unidade será o novo aparelho de ultrassonografia, que vem somar com a assistência integral, que já é ofertada”, disse Bárbara. Com a aquisição, o espaço terá uma oferta mensal de 728 exames, beneficiando, durante o ano, cerca 8.736 usuárias.

No ano de 2021, a AME Saúde da Mulher realizou 25.150 atendimentos especializados, com uma média de 2.100 por mês.




AME Saúde da Mulher

A AME Saúde da Mulher é um serviço de referência municipal de assistência ampliada e humanizada relacionada à promoção, prevenção e cuidado com a saúde da mulher. É formada por uma equipe multiprofissional, especializada nas áreas de ginecologia, endocrinologia, pré-natal de alto risco, cirurgia ginecológica, psicologia, mastologia, consultas de enfermagem, exames e procedimentos ginecológicos e planejamento familiar. O serviço oferece medicações para atender a demanda das usuárias, facilitando o acesso integral a seu cuidado.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.