domingo, 6 de março de 2022

CARUARU CONTA COM ÚNICO CENTRO DE REFERÊNCIA DE TRATAMENTO DE FERIDAS DO ESTADO





O município de Caruaru conta com o único Centro de Tratamento de Feridas de Pernambuco. O local oferece atendimento humanizado e especializado para os pacientes portadores de lesões crônicas e agudas.

O espaço atende uma média mensal de 900 pessoas que vão em busca de curativos. Todos esses curativos são realizados com coberturas especiais fornecidas pelo município.

O Centro de Referência em Tratamento de Feridas tem como base a Resolução do Cofen 567/2018, que, dentre outras definições, traz no seu Art. 3º: “cabe ao enfermeiro da área a participação na avaliação, elaboração de protocolos, seleção e indicação de novas tecnologias em prevenção e tratamento de pessoas com feridas”.

“Antes da criação do centro, o tratamento era realizado por técnicos de enfermagem, sem supervisão do enfermeiro. Não existia nenhuma ficha de controle e acompanhamento dos pacientes”, explicou a enfermeira responsável pelo espaço, Ana Paula Albuquerque.




Desde a implantação da unidade, foram elaboradas fichas de avaliação com anamnese clínica, fichas de acompanhamento da lesão, prontuário do paciente, avaliação e supervisão pelo profissional enfermeiro, com prescrição de coberturas especiais, desbridamentos, estabelecimento de fluxo de referência e contrarreferência, protocolo de feridas, apoio matricial para as equipes de saúde de todo o município, além de treinamento para a atualização dos profissionais.

Para utilizar os serviços ofertados no local, os pacientes devem ser encaminhados por uma
Unidade Básica de Saúde, que fará a marcação para o primeiro atendimento, onde a pessoa será avaliada.

O Centro de Referência em Tratamento de Feridas funciona de segunda a sábado, pela manhã, na AME Caiucá, que fica localizada na Avenida Leão Dourado, na Galeria do Bairro Kennedy.

Fotos: Elvis Edson

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.