segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

JEJUM INTERMITENTE É SAUDÁVEL? ESPECIALISTA ALERTA SOBRE O CASO DA BBB BÁRBARA





Recentemente, no Big Brother Brasil, foi levantada uma questão sobre os hábitos alimentares da participante do reality, Bárbara Heck. Ela já foi vista chupando limão – para possivelmente suprir a fome – e, além disso, se alimenta de doces nas festas e faz jejum de horas no dia seguinte para compensar, entre outras coisas. Essa situação da sister trouxe à tona o questionamento se tais práticas são prejudiciais ou não a saúde dela.

“No caso dela está evidenciada a dieta do “jejum intermitente”, que é aquela em que o indivíduo fica um período longo durante o dia sem se alimentar, tipo alimentos sólidos, podendo tomar chás, cafés, água, com baixa caloria. Existem as de 12, 16, 24, 36 horas e não podendo passar de 48 horas em jejum porque o organismo pode entrar em sofrimento metabólico”, explica a nutricionista Sandra Lima, que complementa.




“Antes de fazer uma dieta deste tipo o paciente precisa ser totalmente saudável, não tomar medicações controladas, ser acompanhado por um nutricionista, educador físico e médico caso seja necessário. Também não pode ser diária, na semana em alguns casos é realizada duas ou três dias no máximo”, ressalta a nutricionista, que finaliza destacando os possíveis malefícios da prática deste tipo de jejum.

“Lembrando que também podem trazer alguns malefícios como tonturas, desmaios, hipoglicemia, pressão baixa e acabar sendo catabólica e agravando alguma patologia que o paciente possa ter. Outra questão é em relação a adesão a esse tipo de dieta, muitas pessoas não aguentam ficar muito tempo sem se alimentar e ficam irritadas, mal humoradas ou com insônia. Portanto, antes de querer emagrecer procure um profissional que explique os prós e contras de uma dieta”, finaliza.

Imagens: Reprodução/Internet/TV Globo

Programação do São João de Caruaru 2022