sábado, 26 de fevereiro de 2022

FEVEREIRO ROXO ALERTA SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER




Entre as doenças da campanha do “Fevereiro Roxo” está o Alzheimer, que é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro. Por isso é preciso ficar em alerta aos sinais, como explica o clínico geral Dr. Antonioni Assis.

“Problemas com a memória, dificuldade principalmente em lembrar informações recentemente aprendidas, são normalmente os primeiros sintomas da doença de Alzheimer. Problemas para completar tarefas que antes eram fáceis, dificuldades para a resolução de problemas, mudanças no humor ou personalidade, afastamento de amigos e familiares, além de problemas com a comunicação, tanto escrita como falada e confusão sobre locais, pessoas e eventos, e alterações visuais, como problemas para entender imagens”, destaca o médico, que também ressalta sobre as causas e o diagnóstico.

“As causas da doença são desconhecidas, ainda não se compreendem todos os motivos de por que algumas pessoas desenvolvem a doença de Alzheimer e outras não. Pesquisas nos proporcionaram um melhor entendimento de quais fatores expõem a um maior risco, que são: idade avançada, genética, doenças cardiovasculares, doenças e lesões cerebrais. O diagnóstico requer uma ampla avaliação médica, que pode incluir histórico familiar, exame neurológico, testes cognitivos, exame de sangue e de imagem para descartar outras doenças”, explica.

Dr. Antonioni finaliza falando sobre tratamento e prevenção. “Embora atualmente não existam tratamentos disponíveis para impedir ou diminuir o ritmo dos danos cerebrais causados pela doença de Alzheimer, diversos medicamentos podem ajudar a melhorar temporariamente os sintomas de demência em algumas pessoas. Para prevenir, é necessário cuidar da nossa saúde mental, com a realização diária de jogos de estratégia, prática de atividades físicas, adotar uma dieta rica em vegetais, peixes e frutas, dormir bem, manter a pressão controlada, e realizar exames gerais frequentes”, conclui.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.