quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

ESTRADAS RURAIS DE GRAVATÁ PASSAM POR MANUTENÇÃO

O serviço de terraplanagem e aplicação de piçarro garante a trafegabilidade da via




A região de Brejo de Altitude em Gravatá compreende alguns sítios e distritos, como São Severino, Camocim, Limeira, Palmeira e nela ocorre uma predominância do bioma Mata Atlântica. Aliado a isso, está também a altitude e todos esses elementos fazem com que na região as chuvas aconteçam com maior intensidade e por um maior espaço de tempo do que em outras regiões do município, como o Agreste. por exemplo.

Em virtude das chuvas que ocorreram entre o final de 2021 e início de 2022, as estradas foram deterioradas e se encontravam com bastantes buracos e valas abertas pelas águas pluviais. Essa condição atrapalha o tráfego na região, o que prejudica o deslocamento de alunos, moradores e o escoamento da produção agrícola. Por isso, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, está presente na região com maquinário específico para a recuperação das estradas, formado por máquina niveladora (patrol) e caçamba. Dessa forma, as estradas são niveladas e por cima do nivelamento, é aplicada uma camada de piçarro, que é depois prensado pela máquina, o que melhora a aderência dos pneus dos carros, motos, ônibus e caminhões que trafegam por essas vias.

Dessa vez as estradas recuperadas contemplam as localidades do Sítio Olho D’Água, Sítio Camocim, Sítio Limeira, Sítio Palmeira, Distrito de São Severino e a estrada que dá acesso à barragem de Amaraji. O agricultor Cícero Quirino, que mora no Sítio Palmeira, comemora essa ação da gestão municipal do prefeito Joselito Gomes. “Gostei muito do que o prefeito está fazendo aqui na redondeza da gente, passando a máquina, deixando tudo pronto aqui, que era o que a gente precisava, era máquina nas estradas pra ajeitar, porque a estrada estava muito ruim por aqui, pra gente andar de moto, de carro. Facilita muito, porque quando o caminho é bom, a gente vai mais pra cidade e não acaba os carros da gente, nem moto. Graças a Deus tá bom demais o que o prefeito tá fazendo pela gente. Era o prefeito que Gravatá merecia, que nunca entrou um homem feito ele que, dentro de um ano, já está fazendo em Gravatá o que nunca se fez.”




O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, traz mais informações sobre as ações de recuperação das estradas. “No ano de 2022 mantém-se o mesmo compromisso do prefeito Joselito em cuidar das pessoas, e, desta vez, nas estradas que compõem o Sítio Olho D’Água, Sítio Camocim, parte da Limeira, a estrada que dá acesso à barragem de Amaraji. Gravatá tem hoje, na pessoa do prefeito Joselito, alguém preocupado com a manutenção das estradas rurais, para que possa continuar servindo ao homem do campo: escoar os seus produtos, fazendo com que todos, dentro de um governo, sintam-se de fato valorizados e sabendo que nós estamos cumprindo com a nossa obrigação. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural tem estado presente em toda a zona rural do município, fazendo, de fato, com que as coisas aconteçam através de determinações do nosso prefeito Joselito.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.