quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

CARUARU SEGUE COM APLICAÇÃO DA 4ª DOSE PARA PESSOAS IMUNOSSUPRIMIDAS

Esse grupo não precisa agendar para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as pessoas imunossuprimidas, com 18 anos ou mais e que já tomaram as três doses da vacina contra a Covid-19, precisam concluir o esquema vacinal com mais uma dose de reforço.

Para receber a quarta dose, é necessário ter tomado a terceira há, pelo menos, quatro meses. Quando for se vacinar, não esquecer de levar CPF, Cartão do SUS, além de uma cópia do laudo, atestado ou receita médica, que comprove o alto grau de imunossupressão. O documento ficará retido no ponto de vacinação.

São consideras pessoas imunossuprimidas as transplantadas com órgão sólido ou medula óssea; quem vive com HIV; doenças inflamatórias imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, e pessoas com neoplasias hematológicas.

Não é necessário agendamento. Ao completar o prazo de quatro meses, entre a terceira e a quarta dose, o paciente poderá se dirigir a um dos oito pontos de vacinação espalhados na cidade. As pessoas acamadas, que necessitem da vacinação domiciliar, poderão solicitar ao Programa Nacional de Imunizações de Caruaru (PNI), que fica na sede da Secretaria de Saúde de Caruaru, ou por meio do número 0800 281 7080

Quem ainda não tomou nenhuma dose deve tomar o quanto antes e ficar atento aos prazos das doses seguintes. Quem tomar a 1ª dose (D1) com Pfizer/BioNTech ou SinoVac/Butantan deve tomar a 2ª dose (D2) no prazo de 21 dias. A 3ª dose (D3) com 28 dias e a 4ª dose (D4) com quatro meses após a D3.

Já quem iniciou o esquema vacinal com a AstraZeneca/Oxford, o prazo é diferente. Nesse caso, a D2 deve ser administrada no prazo de 60 dias, a D3 com 28 dias e a D4 com quatro meses.

Foto: Edmilson Tanaka

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.