domingo, 23 de janeiro de 2022

PREFEITURA DE CARUARU REALIZA COLÔNIA DE FÉRIAS PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

O objetivo é oportunizar uma proposta pedagógica de recomposição da aprendizagem de forma lúdica e contextualizada




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realiza, de 24 de janeiro a 4 de fevereiro, a Colônia de Férias. A ação é voltada para estudantes do 1° ao 9° ano que frequentam as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O objetivo da Colônia de Férias é oportunizar uma proposta pedagógica de recomposição da aprendizagem de forma lúdica e contextualizada. As atividades serão realizadas em parceria com a equipe dos equipamentos da SDSDH e por estagiários de pedagogia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Asces-Unita, Pitágoras e Faculdade Maurício de Nassau.

Para isso, os estagiários passaram por capacitação junto à Coordenação do SCFV, para que pudessem compreender o funcionamento do serviço e, assim, estabelecer a proposta pedagógica.

"Os estagiários apoiarão as oficinas de educação social, bem como as de natureza artístico-cultural, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas e traumáticas, vivenciadas pelos usuários do serviço. A proposta pedagógica para essa ação se articula com os três eixos centrais do SCFV: Participação, Direito de Ser e Convivência Social", explicou o secretário da Seduc, João Paulo Derocy Cêpa.

Cada estagiário estará alocado em um SCFV e trabalhará em grupos mediados por educadores sociais e arte-educadores, compostos por crianças e jovens. As ações serão presenciais e executadas em parceria com a equipe da SDSDH.

As atividades vão ocorrer nos SCFVs Rendeiras, Centenário, Fernando Lyra, José Carlos de Oliveira, Salgado, Taquara e Cipó. A estimativa é atender 336 estudantes.

"A Colônia de Férias vai proporcionar a expansão do tempo pedagógico, fundamental no contexto atual pandêmico, onde precisamos correr atrás dos prejuízos causados no processo de aprendizagem dos nossos estudantes. É uma oportunidade única também para a formação dos estagiários de pedagogia que, possivelmente, serão professores em nossa rede, já tendo uma visão multidimensional dos estudantes", finalizou João Paulo.

A Colônia de Férias faz parte do programa Tempo Certo, dentro do eixo Aluno pra Frente.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.