domingo, 30 de janeiro de 2022

DITO E FEITO: PREFEITURA DE GRAVATÁ APRESENTA BALANÇO DO PRIMEIRO ANO DE GESTÃO

Evento presencialmente restrito aos profissionais da imprensa local, foi transmitido para o grande público pela página da Prefeitura no Facebook




A gestão municipal do prefeito Joselito Gomes completou um ano e, para prestar contas à população, uma coletiva de imprensa foi realizada na última quinta-feira (27), no auditório da Secretaria de Educação - SEDUC. O gestor recebeu profissionais da imprensa gravataense num evento restrito aos convidados e que seguiu todos os protocolos sanitários relacionados à Covid-19. Com o tema Dito e Feito, em que tudo o que foi dito foi feito, a apresentação passou por todas as secretarias do governo municipal, destacando os feitos em cada área de atuação.

O prefeito atribuiu o sucesso da gestão aos seguintes pilares: acolhida e escuta das pessoas, verdade e transparência, equipe competente e comprometida, planejamento e integração com a cidade, parcerias e apoio institucional, reconquista da credibilidade.

Como o gestor sempre frisa, o maior pedido da população sempre foi a saúde. Nessa área, as ações realizadas passam, dentre outras ações, pela inauguração de inéditos 20 leitos de UTI, implementação da Clínica da Mulher, retomada das cirurgias eletivas de pequeno e médio, e, dentre outras ações, inauguração da UPA 24h.




Na área da educação, mesmo com as aulas remotas, a Prefeitura distribuiu 53 mil kits merenda para assegurar a boa alimentação dos alunos do município, adquiriu 10 novos ônibus escolares, construção de novas escolas e aquisição de prédios escolares antes alugados.

Uma das marcas da gestão do prefeito Joselito é a equalização das contas públicas e a utilização consciente e legal dos recursos financeiros do município. Além de pagar mais de R$ 4,8 milhões em dívidas da gestão anterior, a Prefeitura, com mais rigor na arrecadação, tem conseguido pagar os salários dos servidores dentro do mês trabalhado, até o último dia do mês, bem como pagou o 13º salário dos funcionários em junho e novembro. Com a diminuição da dívida junto ao IPSEG em mais de R$11 milhões, foi possível conceder a aposentadoria a professores do município que estavam há 15 anos em espera.

A vida dos gravataenses tem mudado e com muita qualidade. Mais de 190 famílias foram contempladas com a casa própria no Residencial Riacho do Mel 3. Mais de 50 toneladas de alimentos e 17 mil litros de leite foram entregues às famílias em situação de risco por meio dos CRAS que agora atendem à população com presteza e agilidade, num atendimento descentralizado da sede da Secretaria de Assistência Social e Juventude, o que proporciona aos beneficiários 6 endereços para fazerem seu cadastro e acompanhamento no CadÚnico.




A zona rural não foi esquecida, mas ao contrário, tem sido cada vez mais valorizada. A gestão, por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Sebastião Oliveira e André Ferreira, adquiriu uma máquina patrol e uma máquina pá carregadeira e com isso realizou a manutenção de 300km de estradas rurais, o que permite aos produtores rurais do município melhor escoamento da produção e a segurança para estudantes, trabalhadores e passantes que utilizam as estradas rurais municipais cotidianamente.

A partir dos feitos da gestão municipal de Gravatá, a campanha Dito e Feito agora irá para as ruas, com veiculação de mídia em carro de som, rádio, outdoor e jornal impresso e digital. A campanha começa a ser veiculada neste sábado (29) e é uma prestação de contas do governo municipal com a população, para mostrar que em Gravatá muito foi dito e tudo foi feito.

O prefeito Joselito Gomes, que apresentou a live e destacou os feitos dos 365 dias de 2021. "Acabei de terminar uma live, uma entrevista coletiva aqui com a imprensa de Gravatá, apresentando os resultados que foram obtidos ao longo do primeiro ano de gestão, o ano 2021. Apesar de tantas dificuldades, um resultado positivo e nada melhor do que os vários canais da comunicação para que a boa informação chegue à população e, assim sendo, a população, tendo o conhecimento do que foi feito, daquilo que está sendo ofertado, possa então procurar os serviços públicos e encontrá-los da melhor forma possível, porque nosso compromisso é com as pessoas."




Após a apresentação, foi aberto o momento coletivo, no qual os profissionais da comunicação puderam fazer suas perguntas ao gestor e tirar suas dúvidas sobre as ações já implantadas e o que ainda está por vir para o ano de 2022.

Estiveram presentes, além dos profissionais imprensa, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Ricardo Malta, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo de Lemos, o secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ricardo Machado, o diretor da Agência Municipal e Meio Ambiente, Marconi Torres, a assessora estratégica de Gestão, Marta Lima, e os vereadores Cabritinha e Nego Suíno.

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.