quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

CURSOS DO QUALIFICA EJA SÃO LANÇADOS EM CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec) e de Educação e Esportes (Seduc) realizou o lançamento oficial dos cursos do Qualifica EJA (Educação de Jovens e Adultos), na noite desta terça-feira (30), na Escola Municipal Teresa Neuma Pereira Pedrosa, no Bairro Maria Auxiliadora. O evento contou com a participação da Prefeita Raquel Lyra, de secretários, gestores educacionais e de estudantes.

De acordo com a Prefeita, a iniciativa vem fortalecer dois setores que são essenciais para o bom andamento de qualquer município: a educação e a economia. “Lançamos o desafio e conseguimos, com esse programa, unificar a educação juntamente com a qualificação profissional. O momento atual não é simples, muitas pessoas perderam o emprego e a capacidade de gerar renda, e o Qualifica EJA chega para o ambiente da sala de aula justamente para oferecer oportunidades de capacitação para esses estudantes”, disse.

Ao todo, 800 alunos, matriculados nas fases 3 e 4 da Educação de Jovens e Adultos já estão sendo beneficiados com o início das capacitações em Informática Básica, Fabricação de Bolo de Rolo e Rotinas Administrativas. A partir de 2022, somados aos três cursos citados, mais quatro farão parte da grade escolar, sendo eles: Técnicas de Vendas, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Fabricação de Doces e Fabricação de Salgados.




“A Prefeita Raquel Lyra nos deu a missão e, já no próximo ano, atenderemos a toda rede municipal de ensino com o Qualifica, oferecendo capacitação para cerca de mais de três mil da Educação de Jovens e Adultos. Em 2021, devido à pandemia da Covid-19, o programa chegou a 25 escolas, mas, em 2022, estará presente nas 29 que compõem o sistema de educação de Caruaru”, explicou o secretário da Seduc, João Paulo.

Os cursos são ministrados pelo Senai-PE e vêm a atender as demandas dos alunos no que se refere às aptidões profissionais. Para o secretário da Sedetec, André Teixeira Filho, o programa funciona como um aliado a mais em relação à economia local. “Para chegarmos até a escolha dos cursos, pesquisamos nas unidades as demandas a serem atendidas. Com eles, os alunos poderão ampliar os seus conhecimentos, fortalecendo os seus currículos e qualificando ainda mais a mão de obra da economia caruaruense”, afirmou.

Fotos: Elvis Edson

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.