quarta-feira, 3 de novembro de 2021

RAQUEL LYRA ENTREGA REQUALIFICAÇÃO DO PÁTIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARUARU

Espaço recebeu melhorias, preservando a história do local, e fará conexão com a Via Parque




Espaço de grande importância para a história de Caruaru, a Estação Ferroviária foi inaugurada em 1895, funcionando por muitos anos transportando passageiros e cargas comerciais. O local também foi responsável por receber a alegria dos festejos juninos, com as viagens do “Trem do Forró”, durante o mês de junho. Apesar de o trem não passar mais pelo local, a história seguirá sendo contada, ainda mais, a partir do processo de requalificação que a estrutura do pátio passou e que foi entregue hoje para a população.

Quem visitar a Estação Ferroviária, a partir de agora, vai perceber que, de fato, muito da história e da cultura da cidade foi preservada, percorrendo pela memória das linhas férreas preservadas no local. Ao todo, são 12.500m² de área para ser contemplada, vivida e aproveitada por caruaruenses e visitantes. O pátio ganhou novo piso, como também lâmpadas de LED e paisagismo, que fazem conexão com a obra da Via Parque.








De acordo com a Prefeita Raquel Lyra, a valorização dos símbolos municipais é um dos compromissos da gestão. "Temos trabalhado, desde o início, para entregar aos caruarenses os nossos cartões-postais, como o Monte Bom Jesus, a 15 de Novembro, a nossa Feira, que segue em requalificação dos espaços, bem como a linha férrea, que transformamos na Via Parque. E tudo isso é para que a gente possa resgatar e valorizar o que é nosso, o que faz parte da nossa história, da nossa cultura e que a gente tanto se orgulha. O que vem pela frente é melhor do que o que fizemos para trás. Hoje, nós estamos entregando esse lindo Pátio Ferroviário, agora, com acessibilidade, que permite mais mobilidade", comemora.

O Pátio da Estação Ferroviária é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Caruaru, Swami Lima, o local é um ponto importante de conexão e referência para a cidade. “Além do São João, que é tradicional nesse espaço, a gente tem o pré-carnaval e a Semana Santa, onde se utiliza o espaço e onde abre novas possibilidades para realizarmos o Natal e o Ano-novo”, destaca.






Já para o secretário de Infraestrutura e Obras, Rodrigo Miranda, o momento é de comemoração. “A inauguração da Estação é um marco, primeiro pela restauração de estruturas históricas que vêm se degradando por conta do tempo; segundo, essa obra se torna um marco pelo resgate e manutenção da cultura e da memória da cidade. Nada mais justo do que preservar toda uma história através dessa reforma”, finaliza.

Fotos: Janaína Pepeu e Adriano Luiz

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.