quinta-feira, 11 de novembro de 2021

HMV UTILIZA FERRAMENTA “HUDDLE” PARA MELHORAR ROTATIVIDADE DE LEITOS

A metodologia faz parte do projeto “Lean nas Emergências” do Ministério da Saúde




O Hospital Mestre Vitalino (HMV) foi selecionado em julho deste ano para participar do 5º Ciclo do projeto “Lean nas Emergências” desenvolvido pelo Ministério da Saúde e implementado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O Programa tem o objetivo de qualificar os serviços de urgência e emergência do Brasil e reduzir o tempo de espera dos pacientes por meio de uma metodologia própria que inclui treinamento e qualificação dos profissionais que atuam nas unidades.

Desde o início da implementação, o projeto vem aplicando melhorias para favorecer o giro de leitos da unidade. Uma das ferramentas que está sendo executada no HMV é o “Huddle” utilizado para reunir os líderes de setores com o objetivo de discutir as pendências de cada área e apresentar soluções. A aplicação da ferramenta consiste em uma reunião de curta duração (máximo de 15 minutos), realizada entre a equipe multidisciplinar, criando uma rotina de trabalho que priorize a checagem dos itens que podem comprometer o funcionamento do hospital.

Essa prática reflete nas altas hospitalares e, consequentemente, em um maior giro de leitos, focando em uma assistência precisa e de qualidade ao paciente. A proposta é que sejam discutidos problemas pontuais e não crônicos. Desta forma a equipe consegue verificar o que está acontecendo e o que pode ser feito para melhorar. A proposta visa a rotatividade dos leitos e o funcionamento adequado da unidade hospitalar. As reuniões são realizadas diariamente, de domingo a domingo, às 10h e às 15h.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.