sábado, 13 de novembro de 2021

CARUARU GANHA 1° PARQUE NATURALIZADO DA PRIMEIRA INFÂNCIA






A Prefeitura de Caruaru, por meio das secretarias de Planejamento, Gestão e Orçamento, Urbanismo e Obras, entrega, neste domingo (14), às 9h, mais uma opção de lazer. Trata-se do primeiro parque naturalizado da primeira infância do município.

A obra é uma iniciativa da Rede Urban95 e do Instituto Alana, com execução da Prefeitura. O objetivo é aproximar as crianças da natureza e vice-versa de uma forma lúdica, integrada e participativa.

"A proposta é transformar os espaços urbanos próximos aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), criando rotas seguras e aprazíveis para as futuras gerações, fortalecendo a relação dos pequenos com a cidade e com o mundo ao redor", disse o secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento, Swami Lima.

É importante destacar que a proposta desse tipo de projeto é diferenciada. É voltada para o desenvolvimento das crianças, com texturas, cores e partes soltas, oferecendo múltiplas possibilidades de interação, exploração e criação. "Também produzem sombra e beleza, aumentando as opções de convívio para os que moram no entorno. As paisagens naturais para o brincar ajudam as cidades, já que têm um custo menor para serem implantadas, porque reaproveitam material e ampliam as áreas verdes. Isso propicia vários serviços ambientais, como solo permeável, para evitar enchentes, bem como vegetação para regular a temperatura e para purificar o ar. Podemos dizer que são uma solução baseada em natureza ideal para as infâncias", explicou o secretário.





Sobre o instituto:

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu com a missão de “honrar a criança”, e é a origem de todo o trabalho do Alana, que começou em 1994, no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo. O instituto conta hoje com programas próprios e com parceiros que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. É mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013.

O programa Criança e Natureza é uma iniciativa do Instituto Alana e tem como missão defender o direito de toda criança de viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a natureza. Para isso, incentiva a criação de cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis às crianças.

Sobre a Urban95

A Urban95 é uma iniciativa da Fundação Bernard van Leer, que busca promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros seis anos cruciais da vida das crianças. Junto a urbanistas, planejadores, designers e autoridades municipais, visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Considera a experiência de crianças na primeira infância, até os 6 anos de idade, e utiliza 95cm como altura referência para construção desse olhar - uma média para uma criança de três anos de idade.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.