terça-feira, 21 de setembro de 2021

SECRETARIA DO TRABALHO PRORROGA INSCRIÇÕES DO NOVOS TALENTOS EM 13 CIDADES


Qualificações e aperfeiçoamentos oferecidos pelo Estado de Pernambuco são gratuitos


Por Aline Moura/SETEQ

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco prorrogou para o dia 26 de setembro as inscrições da primeira fase do programa Novos Talentos, que vai atender a 195 participantes de baixa renda com cursos de qualificação de até 240 horas e de aperfeiçoamento, com até 60 horas. Os cursos serão realizados de forma presencial, com 15 alunos por sala, para respeitar os critérios de segurança adotados na pandemia. A iniciativa vai beneficiar 13 turmas nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Igarassu, Itamaracá, Lagoa Grande, Panelas, Paulista, Recife, Santa Maria da Boa Vista, Sirinhaém e Tuparetama. Em Sertânia e Salgueiro, os interessados podem se inscrever, respectivamente, até os dias 27 e 28 de setembro.

Os cursos presenciais oferecidos são na área de tecnologia e informática, todos em alta no mercado, como Programador de Sistema, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos, Aplicativos Básicos de Informática, Photoshop e E-Commerce: vendendo no comércio eletrônico. Os interessados podem entrar no site www.seteq.pe.gov.br. Importante frisar que, se o aluno não comparecer no dia da matrícula (no mesmo dia em que o curso será iniciado), a vaga será disponibilizada para outra pessoa presente.

“O Programa Novos Talentos é um dos mais bonitos da secretaria porque dá muita oportunidade aos jovens, mas também abre espaço para pessoas de qualquer idade que queiram aprender algo novo ou que desejem mudar de área de atuação. É democrático, gratuito. Para se ter uma ideia, alguns cursos que estão na grade custam até R$ 1 mil pelo mercado. Então, essa é uma oportunidade para pessoas de baixa renda mudarem de vida”, disse o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

As inscrições foram abertas no dia (16) site https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/. O aluno ou aluna também precisa fazer a matrícula presencial nos locais estipulados, com o protocolo de confirmação do cadastro emitido após a inscrição online. Todas as matrículas foram prorrogadas, vão até 27 de setembro em 11 municípios e até 28 em Sertânia e 29 em Salgueiro.

É preciso levar também o CPF, o RG, comprovante de residência e de escolaridade.

Veja os detalhes desses dois municípios. O local das aulas em Santa Maria da Boa Vista está sendo definido e será divulgado em breve, mas é importante o interessado já garantir sua vaga no site da SETEQ. Ressaltando: são 15 por turma.