quinta-feira, 2 de setembro de 2021

CURSOS DE INOVAÇÃO EDUCATIVA COM INSCRIÇÕES ABERTAS EM CARUARU

As capacitações são oferecidas pela plataforma Escolas Conectadas, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo




A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, está com inscrições abertas, de hoje (1°) a 10 de setembro, para cursos de inovação educativa, oferecidos pela plataforma Escolas Conectadas. As formações abordarão conteúdos que apoiam os educadores no desenvolvimento de suas carreiras e na aprendizagem dos estudantes.

As capacitações serão on-line e a primeira turma iniciará com o curso “Experiências educativas inovadoras usando como TIC”, que acontecerá de 27 de setembro, a partir das 12h, até as 17h do dia 25 de outubro. As aulas são gratuitas e certificadas por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

As inscrições devem ser feitas pelo site https://bit.ly/caruaru-ed1-2021. "Lá, você clica em inscreva-se, preenche o formulário com seus dados pessoais e, em seguida, seleciona o curso que deseja. De 3 a 5 dias antes do início, o participante receberá um e-mail com o seu login e senha para acessar a plataforma", explicou a gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seduc, Lays Rosiene.

A partir desse curso que está sendo oferecido, espera-se que o professor identifique e aplique métodos para incentivar a criatividade; identifique e aplique métodos suportados pela prática de “aprender fazendo”; compreenda a relevância do uso de dispositivos móveis como tecnologia de apoio à educação, bem como conheça as variáveis que intervêm na sua adoção, além de desenvolver uma atitude favorável em relação à inserção de novas tecnologias no campo educacional.

Ao aplicar as aprendizagens construídas nos cursos pelo educador, espera-se que o estudante utilize, com gradativo aumento de fluência, recursos digitais que contribuam com seu desenvolvimento e adote uma postura investigativa, permitindo-se explorar, descobrir e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).

"Esses cursos vão ajudar o educador a trabalhar meios de despertar a criatividade, incentivando a postura investigativa e favorecendo o ensino", disse o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, João Paulo Derocy Cêpa.

"Após a conclusão dessa turma, outras novas serão formadas, bem como novos cursos serão oferecidos para todos(as) os(as) educadores da rede de ensino de Caruaru", adiantou João Paulo.