sexta-feira, 10 de setembro de 2021

CARUARU REALIZA ANTECIPAÇÃO DA 2ª DOSE DO IMUNIZANTE PFIZER




A partir desta sexta-feira (10), as pessoas que foram vacinadas com o imunizante Pfizer poderão realizar a antecipação da 2ª dose de 90 para 60 dias. A redução de intervalo tem como objetivo ampliar a proteção da população, tendo em vista a ameaça com o avanço da variante Delta.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de Caruaru, Tatiane Lino, a redução do intervalo é fundamental para um maior controle das novas variantes.

“Estudos científicos sugerem que o enfrentamento da variante Delta acontece de forma mais positiva quando as pessoas já estão com o cronograma vacinal completo, tendo recebido as duas doses do imunizante. Para isso, é fundamental, primeiro, antecipar a segunda dose das vacinas, diminuindo o tempo entre a 1ª e a 2ª dose”, disse.

A medida é semelhante ao que ocorreu com a D2 da vacina AstraZeneca, que também pode ser antecipada por meio de agendamento, conforme disponibilidade das doses. Atualmente, o município aguarda a chegada de mais lotes para abrir novas agendas de antecipação.

Já no caso do imunizante Pfizer, não será necessário o agendamento da D2. A vacinação será realizada por livre demanda para quem tiver completado 60 dias da aplicação da D1. Para receber o imunizante, basta comparecer ao Centro de Vacinação Covid-19, que fica localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves. Também pode ir na Unidade Móvel de Vacinação (Vacimóvel) ou nas ações descentralizadas. "Não esquecer de levar documento oficial com foto, cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS), bem como comprovante de residência e caderneta de vacinação com a 1ª dose", relembrou Tatiane Lino.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.