segunda-feira, 23 de agosto de 2021

RAQUEL LYRA ASSINA ACORDO PARA PROMOÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA FEIRA DA SULANCA

Acordo entre ABDI e Prefeitura de Caruaru permitirá medir a maturidade digital de MEIs e empreendedores informais da feira e implantar ações de transformação digital no espaço




A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, cumpriu agenda em Brasília, nesta segunda-feira (22). Na Capital Federal, a gestora visitou a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), onde assinou, juntamente com o presidente da ABDI, Igor Calvet, um Acordo de Cooperação Técnica para promoção da Transformação Digital dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e/ou Empreendedores Informais da Feira da Sulanca de Caruaru. No encontro, também esteve presente o superintendente na Sudene, Evaldo Cruz. O acordo prevê avaliar e diagnosticar a maturidade digital de comerciantes que atuam na tradicional feira do Agreste pernambucano.

Segundo Raquel, esse acordo marca mais um momento histórico da feira no município. "Não tenho dúvidas do sucesso dessa iniciativa. A pandemia só antecipou o que precisava ser feito diante da competitividade de mercado. Se a gente não tem esse ganho agora, perderemos a condição de segundo maior polo têxtil do Brasil. É muito simbólico para a nossa cidade poder chegar e dizer que vamos poder ajudar a fazer essa travessia digital nesse momento”, declarou a Prefeita, durante a solenidade de assinatura do ACT.

Além do diagnóstico de maturidade digital, a ABDI irá elaborar um plano de aceleração da transformação digital com recomendações de rápida incorporação e de baixo custo (ou sem custos) e implementar pelo menos uma das recomendações propostas no plano.






À Prefeitura de Caruaru, como correalizadora do programa, caberá orientar e acompanhar as ações, sensibilizar e captar os empreendedores interessados em participar e desenvolver uma plataforma para hospedar as informações sobre o programa e as inscrições.

O presidente da ABDI, Igor Calvet, reiterou que a Agência e a Prefeitura estão juntas “para transformar digitalmente uma área que para nós aqui na ABDI também é uma novidade: os feirantes em Caruaru, com uma feira mais conectada”, disse. Ele destacou que a transformação digital acontece em todos os setores da economia: no comercio, no varejo, na indústria. "Inicialmente, vamos aplicar, de maneira assistida, um diagnóstico de maturidade digital em 100 empreendimentos que comercializam seus produtos, a fim de avaliar o estágio atual dos negócios em relação à transformação digital, e identificar seus pontos fortes e fracos", pontuou.

O Programa de Transformação Digital dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e/ou Empreendedores Informais da Feira da Sulanca conta também com a participação do Sebrae de Pernambuco, que irá auxiliar na captação dos empreendedores que participarão do programa e na realização, avaliação e seleção das inscrições. Além de elaborar a curadoria de soluções de transformação digital disponíveis no portfólio do Sebrae, para execução dos planos de aceleração da transformação digital do público-alvo.

O Acordo de Cooperação técnica entre ABDI e a Prefeitura de Caruaru não prevê transferência de recursos financeiros entre as partes e terá vigência de 12 meses.


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.