sexta-feira, 6 de agosto de 2021

PREFEITURA DE CARUARU RECEBE PRÊMIO NACIONAL PELA OBRA DA VIA PARQUE

Equipamento concorreu com projetos de várias cidades do País




A Via Parque, obra realizada pela Prefeitura de Caruaru e que atravessa o município, ocupando 8 km de extensão em formato de parque linear, foi a responsável por mais um título para a cidade. Na última segunda-feira (3), Caruaru recebeu o Prêmio Cidade Caminhável, promovido pelo Movimento SampaPé!, com apoio nacional do ITDP Brasil e internacional da organização Walk 21. A premiação tem como objetivo reconhecer e premiar projetos e iniciativas realizadas por órgãos públicos em municípios brasileiros que tenham contribuído para a melhoria da caminhabilidade.

Projetos de várias partes do País concorreram ao título. A Capital do Agreste foi escolhida como a cidade de médio porte vencedora com o projeto da Via Parque. “Ficamos felizes com a premiação, mas mais ainda quando percebemos que a obra tem mudado a vida de muita gente. O equipamento trouxe um novo cenário para cidade e o início de novas histórias para o município e para a população”, comemorou a Prefeita Raquel Lyra.




De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão de Caruaru, Swami Lima, a Via Parque é a tradução do que é possível fazer em uma cidade, reutilizando seus espaços. “Mostramos que é possível ressignificar antigas estruturas de transporte e transformá-las em oportunidades para criar espaços de qualidade, conexão e convivência”, destacou.

A Via Parque é um projeto linear, que abrange 8km do eixo da antiga linha férrea, atravessando a cidade de leste a oeste e conectando mais de 16 bairros. “No espaço, é possível caminhar, pedalar e realizar exercícios físicos, valorizando, assim, não só as pessoas, como também dando outra cara à cidade e incentivando todos a uma vida mais saudável”, concluiu Swami.

Fotos: