sexta-feira, 20 de agosto de 2021

CARUARU É 1° LUGAR EM ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DE MUNICÍPIOS ACIMA DE 100 MIL HABITANTES




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Controladoria Geral do Município, destaca o excelente resultado obtido pela Capital do Agreste em relação ao Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), referente ao ano de 2020. Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e divulgado nesta quinta-feira (19), o ITMPE tem como objetivo avaliar os sites oficiais e portais de transparência das prefeituras e câmaras municipais de PE, estimulando a melhoria da transparência pública.

De acordo com os dados do TCE-PE, Caruaru alcançou 0,94 de pontuação. Em escala decrescente, o município ficou na 5ª colocação da lista geral das 184 prefeituras do Estado. No que diz respeito ao índice somente das cidades acima de 100 mil habitantes, o desempenho foi ainda melhor: o 1º lugar. Os resultados deixaram a Capital do Agreste à frente de cidades de grande porte, a exemplos de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina.

Para se ter ideia do avanço de Caruaru em relação ao ITMPE, no último divulgado, em 2019, a cidade obteve um índice de 0,89, em uma escala de 0 a 1. Este resultado já havia sido excepcional para o município, haja vista que, no início da gestão de Raquel Lyra, a Capital do Agreste ocupava apenas a 34ª posição.

O índice do TCE-PE avalia quatro aspectos dos municípios: a transparência ativa, que corresponde às informações gerais, receitas, despesas, licitações, contratos, instrumentos de transparência da gestão fiscal e informações de agentes políticos e servidores; a transparência passiva, que se refere aos serviços de informações ao cidadão (SIC) e ao serviço eletrônico de informações ao cidadão (e-Sic); aos aspectos visuais, tecnológicos e de acessibilidade com os recursos e informações sobre o sítio eletrônico e a acessibilidade para pessoas com deficiência, bem como as boas práticas de transparência com contribuições para a usabilidade.

Conforme ressaltou a controladora geral de Caruaru, Bárbara Florêncio, tais resultados atingidos pela cidade são reflexos das ações aplicadas pelo governo de Raquel Lyra. “A transparência faz parte do compromisso da gestão com a população caruaruense. As equipes trabalham arduamente para que as informações sejam repassadas de forma eficaz e com qualidade. O resultado do município no ITMPE é fruto da construção diária e da continuidade do trabalho com compromisso.”

Para conferir o resultado completo do ITMPE, basta acessar o link e filtrar a coluna "ITMPE 2020", em ordem decrescente: https://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php/base-de-dados/prefeituras

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.