segunda-feira, 5 de julho de 2021

RAQUEL LYRA RENOVA PARCERIA COM A COMUNITAS




Em dois anos de trabalho em conjunto, município reduziu em 24% a taxa de homicídios

A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, renovou a parceria com a Comunitas, que, desde 2019, tem trazido bons resultados para o município. A entidade é uma organização da sociedade civil, especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado. O trabalho realizado pela Comunitas visa buscar maior impacto do investimento social com foco na melhoria dos serviços públicos e na vida da população.

De acordo com a Prefeita, a parceria foi de extrema importância, principalmente neste cenário atual em que o país enfrenta. "Encontrar apoiadores que ajudem a construir resultados mais eficazes e entregar mais para o nosso povo, mesmo em um momento de adversidades, é fundamental. A gente tem ganhos na ordem de quase R$ 35 milhões este ano, na frente do equilíbrio fiscal, já computados, e isso não seria possível sem o apoio da Comunitas. Ter essa parceria, a partir do olhar do que está sendo feito pelo mundo afora e transformar essas experiências em realidade no nosso município, é maravilhoso. Vamos continuar com as frentes de segurança pública e equilíbrio fiscal, que nos ajudam a alavancar investimentos na cidade de forma dinâmica pelos próximos anos", afirmou.

O trabalho inicial, desenvolvido pela Comunitas no município, foi com o objetivo de identificar a dinâmica da violência local, em especial dos crimes de homicídio, e apresentar recomendações para potencializar os programas de prevenção à violência na cidade, dentro do Plano Juntos pela Segurança. Como resultado do trabalho desenvolvido, foi possível sistematizar o Plano, criando estratégias como o Observatório de Prevenção à Violência.

O fruto de todo esse trabalho de combate à violência veio com a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). "Em quatro anos, o município teve uma diminuição sistemática nos índices de homicídio, mais que Pernambuco e Brasil, tendo uma redução de 47%", reforçou a Prefeita.

De acordo com dados coletados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, o município teve uma redução de 24% na taxa de homicídios. Também no mesmo período, Pernambuco teve uma diminuição de 14% no CVLI. Essa diferença nos números, comparando os resultados de Caruaru a todo o estado, reforça a eficácia das estratégias no combate à violência na Capital do Agreste.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.