terça-feira, 20 de julho de 2021

ESTUDO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA BR-104 PARA ECONOMIA DE CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), realizou estudo sobre a relevância da BR-104 para a economia local. Com quase 50 quilômetros de extensão na área territorial da cidade, esta rodovia federal, que interliga os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, é a principal rota de circulação do Polo de Confecções do Agreste (Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama), bem como atravessa 13 bairros, com várias vocações econômicas, da zona urbana caruaruense.

Exemplo disso é a Boa Vista I e II que atualmente possui cerca de 2.100 empresas instaladas no seu perímetro territorial. Nesse bairro, que conta com 34.722 habitantes e representa a terceira maior renda domiciliar de Caruaru, ao todo, R$ 34,6 milhões, têm-se prevalecido de atividades de empreendimentos de gêneros alimentícios, de serviços, da confecção, além de varejistas veiculares. Todas elas dispondo da boa trafegabilidade oferecida pela BR-104.

Esta última, de acordo com o levantamento da Sedetec, dispõe hoje de mais 100 empresas instaladas nas suas margens somente na extensão de Caruaru. Hotéis, postos de combustíveis, restaurantes e oficinas estão entre as várias atividades que vêm caracterizando o setor de serviços na rodovia. Por lá, os circulantes também encontram grandes redes de supermercado, de materiais de construção, de concessionárias, todas juntas, fortalecendo ainda mais o comércio local.




Além de empreendimentos do comércio, serviços e da indústria, às margens da BR-104, também se encontram instalados vários equipamentos que têm propiciado o crescimento da economia caruaruense. Dentre eles, o Armazém da Criatividade e o Porto Digital, a Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Já no aspecto social, os destaques ficam por conta do Hospital Mestre Vitalino, do Detran e da 3ª Vara do Trabalho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, André Teixeira Filho, o estudo realizado veio reforçar ainda mais a importância da BR-104 para o setor financeiro da cidade. “Por sua localização, trafegabilidade e estrutura física, ela tem sido imprescindível para manutenção e chegada de novos investimentos na nossa cidade. Sem dúvidas, uma das grandes aliadas de Caruaru em termos socioeconômico”, avaliou.

Fotos: Elvis Edson

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.