sábado, 31 de julho de 2021

EM AGRESTINA EXPOSIÇÃO CONTA A HISTÓRIA DO SÃO JOÃO NA CIDADE




Uma exposição cultural intitulada Tradição e Cordel nos Festejos Juninos será realizada na próxima terça-feira, dia 3, no auditório do Centro Administrativo de Agrestina, localizado na rua Hermogenes Vieira da Cunha, a popular rua do antigo Fórum. A exposição, que contará a história do cordel, e da tradição do São João na cidade, estará aberta ao público do dia 3 ao dia 13 de agosto. O horário de visitação é das 8h às 12h e de 13h30 às 17h. Todos os protocolos de saúde serão seguidos.

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes (Sedução), a exposição surgiu da culminância de um projeto vivenciado pelos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Eja) nas escolas da Rede Municipal, com o intuito de fazê-los mergulhar na cultura, tradição e costumes do povo agrestinense durante o ciclo junino. Além disso, o projeto promove um enaltecimento a um grande gênero da cultura nordestina, a literatura de cordel, e ao artista popular, poeta, xilogravurista e Patrimônio Vivo de Pernambuco, J Borges, contendo, inclusive, peças de sua autoria no acervo que estará em exposição.




A coordenadora da modalidade Eja no município, Juliana Joadan, explica a iniciativa: ”O trabalho desenvolvido pelos nossos estudantes foi muito rico e proveitoso, por isso surgiu o desejo de expor todo esse material para que as pessoas da cidade também tenham a oportunidade de conhecê-lo”, contou.

O objetivo da exposição é o resgate histórico. ”Queremos resgatar a história dos festejos juninos na cidade e agregar valores, cultura e sentimento de pertencimento às gerações mais jovens, para que eles possam conhecer como era o São João no tempo de seus pais, de seus avós, e conhecer como os mais antigos aproveitavam os festejos”, disse a educadora.

Foto: São João é Bom na Roça, 2001. Acervo da Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.