quarta-feira, 28 de julho de 2021

AÇÃO INTEGRADA DA SAÚDE É REALIZADA NA VILA SÃO VICENTE




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta terça-feira (27), uma ação de promoção e prevenção à saúde na Vila São Vicente, território da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gonçalves Ferreira. O objetivo foi aproximar ainda mais a comunidade dos serviços de saúde ofertados pelo município.

Durante a ação, a Vigilância em Saúde realizou a vacinação antirrábica em 23 animais (18 cães e cinco gatos), além de três testes de leishmaniose em cães. Foram feitas, também, 22 visitas domiciliares para identificação de pontos de foco de dengue, distribuição de 200 peixes para o combate ao Aedes aegypti, além do descarte de 315 materiais inservíveis.

Ainda foram feitos 17 atendimentos pela equipe multiprofissional, que contaram com avaliação nutricional e física. Na ocasião foram
preenchidas as fichas de marcadores de consumo alimentar, com o propósito de identificar riscos nutricionais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes residentes na comunidade.




As equipes de Educação em Saúde, em parceria com a equipe de Saúde Bucal, realizou orientações sobre a higiene bucal correta e 30 kits de higiene foram distribuídos.

A ação contou também com o apoio da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), por meio do CRAS Rendeiras. O grupo deu orientações em domicílio, esclarecendo sobre os serviços do CRAS e sobre os programas sociais disponíveis, além de atendimento e escuta para avaliação sobre o Programa Bolsa Família.




As pessoas tiveram à disposição 18 aplicações de vacinas, sendo 11 para atualização do cartão vacinal das crianças, duas para influenza (H1N1) e cinco contra a Covid-19. Na oportunidade, 22 crianças e adolescentes da comunidade também receberam tratamento de verminose e oito foram atendidas por médicos no local.

“Ações como essa nos possibilitam identificar, de maneira mais ampla, as necessidades das comunidades mais carentes, que vivenciam um contexto social de vulnerabilidade, bem como oferta assistência e serviços de saúde de qualidade para as pessoas residentes nessas localidades”, disse a gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Caruaru, Laryssa Paes.

Fotos: Divulgação

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.