quinta-feira, 3 de junho de 2021

SINJOPE LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL DO CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS




Na próxima segunda, dia 07 de junho, às 20h a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) lança uma edição especial do Código de Ética da categoria. O lançamento será marcado por uma live com o tema “A violência contra Jornalistas e a ameaça à democracia do Brasil”. A transmissão será pelo perfil do Sindicato no Facebook e Instagram e também, no canal do YouTube.

A data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa no Brasil e marca a luta dos jornalistas por uma imprensa livre, mas também, com o compromisso com a verdade dos fatos e a obrigação com a conduta ética.

O evento terá como convidado o jornalista e mestre em Direitos Humanos Aquiles Lopes e será mediado pela presidenta da Comissão de Ética do Sinjope, Andrea Trigueiro.

A edição especial do Código será enviada para as redações de veículos, assessorias e organizações não governamentais e, quando for seguro, serão feitas visitas presenciais para orientar os jornalistas quando a importância do documento.

Aquiles Lopes é jornalista profissional desde 1997, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalhou na Folha de Pernambuco e no Diário de Pernambuco, atuou em assessorias de imprensa institucionais e na produção e coordenação de campanhas eleitorais. Já publicou três livros em parcerias com outros autores, é roteirista e pesquisador para documentários e projetos audiovisuais com exibição em canais a cabo e TVs públicas. Em 2020, concluiu o mestrado pela UFPE com o tema Boca Fechada: Comunicadores Executados no Brasil em virtude do Exercício da Profissão.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.