terça-feira, 22 de junho de 2021

PREFEITURA DE CARUARU FOI SELECIONADA PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA ESCOLAS CRIATIVAS





A Seduc, através da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação, estará integrada a outras redes de ensino e a adeptos da aprendizagem criativa no Brasil

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), através da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação, foi uma das dez selecionadas no Brasil para participar do programa Escolas Criativas. Com isso, a Seduc estará integrada a uma comunidade ativa com outras redes de ensino e a adeptos da aprendizagem criativa no Brasil. A capacitação terá início no próximo mês de julho.

O Escolas Criativas foi idealizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio da Fundação Lemann e da iniciativa Tech and Play, da Fundação LEGO. O projeto visa fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos.

De acordo com o secretário da Seduc, João Paulo Cêpa Derocy, a iniciativa vai ajudar a buscar soluções que inspirem a expressão criativa de crianças em uma ampla gama de especialidades, que vão da computação criativa ao tinkering e à robótica. “O objetivo é fazer com que o learning through play with technology (aprendizagem pelo brincar com tecnologia) seja mais acessível para professores e alunos”, afirmou.

Para conseguir participar do programa, a rede municipal de ensino de Caruaru teve que participar de um processo seletivo composto por duas etapas: apresentação da proposta e entrevista. As propostas foram analisadas e selecionadas por um comitê de avaliação, levando em consideração os critérios de evidências de práticas escolares no espírito da aprendizagem criativa e o comprometimento institucional com a implementação e aprimoramento do programa.

“Também foram analisados o comprometimento de líderes, gestores escolares e professores; a sustentabilidade da estrutura de formação e acompanhamento; a garantia de sustentabilidade do programa, bem como o potencial de escalabilidade, a diversidade em termos de tamanho da rede e a localização geográfica”, afirmou a gerente de Comunicação e Tecnologia da Informação da Seduc, Lays Rosiene.

Ao ser contemplada com o Escolas Criativas, a Secretaria de Educação e Esportes contará com acompanhamento da equipe da RBAC, por meio de apoio técnico, educacional e logístico, para implementar seus projetos durante o período do programa.

“Vamos também ter a oportunidade de dialogar com parceiros renomados internacionalmente em aprendizagem criativa, a partir de eventos, webinar, entre outros, além de termos uma visibilidade nacional e internacional das iniciativas e conquistas realizadas pela comunidade da sua rede de ensino”, concluiu Lays.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.