O governador Paulo Câmara anunciou, na quarta-feira (02), que o Estado e a Amazon vão viabilizar capacitação e suporte técnico no processo de acesso ao mercado de vendas online para micro e pequenas empresas de Pernambuco. A ideia é que, no fim do treinamento, os empreendedores pernambucanos tenham a certificação para vender no Amazon Marketplace, um ambiente de e-commerce que permite que empresas terceiras ofereçam produtos nos canais de vendas oficiais da Amazon. O memorando foi firmado em reunião virtual com a participação de executivos da multinacional.
“Essas oportunidades são muito importantes para gerar renda, empregos e condições de negócios. Todos os municípios pernambucanos, todos aqueles que empreendem, vão ter uma oportunidade importante nessa capacitação de, no futuro, serem parceiros dessa grande empresa que é a Amazon aqui em Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.
A interlocução para a parceria é fruto de ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Ficará a cargo do Estado selecionar as empresas e inserir os conceitos do mercado digital, em especial à atuação em marketplaces. Já a Amazon promoverá todo o treinamento e capacitação para ajudar a digitalizar os negócios a partir da sua plataforma, um ambiente digital que inclui novos canais de vendas, marketing, logística e gestão.
A intenção é conectar esses negócios à estrutura online da Amazon para vender de forma simples e com taxas diferenciadas, divulgando melhor seus produtos nas redes sociais. Os cursos serão divididos em dois módulos. O primeiro abordará, de forma prática, como vender na Amazon, promovendo uma série de aulas personalizadas para audiências e setores. O treinamento prático abrange questões como abrir uma conta na plataforma, informações sobre frete e logística e o cadastro dos produtos. Os treinamentos serão online, sendo realizados ao vivo e também gravados, além de contar com uma sessão de esclarecimento de dúvidas, por meio dos canais de comunicação da empresa.
Também em formato de seminário online, o segundo módulo de treinamentos ensinará como acelerar suas vendas na Amazon. O treinamento prático dessa etapa alcançará os seguintes tópicos: opções de logística; como ganhar visibilidade (anúncios e publicidade); como conquistar o consumidor; além de ensinar como criar relatórios e organizar as finanças.
“Sabemos que micro e pequenas empresas têm mais dificuldade para digitalizar suas operações, principalmente neste momento delicado da pandemia do novo coronavírus. Nossa meta é ajudar ao máximo as empresas com dificuldades em entrar para o digital. Marketplaces, como o da Amazon, são um caminho mais estruturado para as empresas que precisam começar a vender online”, ressaltou o diretor-presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima.
Fotos: Hélia Scheppa/SEI