O Movimento Ecológico SOS Rio Ipojuca, foi fundado em 12 de dezembro de 2016, em Caruaru, sem fins lucrativos, de caráter socioambiental, que congrega pessoas interessadas na defesa, proteção e conservação dos recursos naturais do Rio Ipojuca, além da implementação de outros projetos voltados à defesa do meio ambiente.
O Movimento tem como principais objetivos, promover a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, ao patrimônio ecológico, aos direitos humanos, a promoção do desenvolvimento sustentável, estimular o aperfeiçoamento e o cumprimento de legislação que ampare a consecução dos presentes objetivos; promover projetos e ações que visem a preservação, bem como a recuperação de áreas degradadas no meio ambiente urbano e rural, bem como a proteção da identidade física, social e cultural de agrupamentos urbanos com recursos advindos de convênios, doações ou outras formas jurídicas possíveis; estimular a parceria, o diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns.
Os associados são em número ilimitado, sem distinção de sexo, cor, opção religiosa ou nacionalidade e classificam-se em Fundador, Contribuinte e Honorário. Tendo 11 fundadores, 50 contribuintes e voluntários são aproximadamente 100 pessoas.
As principais instituições parceiras são:
ACP / ROTARYs Clubes de Caruaru, Gravatá, Belo Jardim / ASCES / FAVIP / Colégios: SAGRADO CORAÇÃO, DIOCESANO, FELISBERTO DE CARVALHO e outros / BIOTECH / MOTOCLUBE ÁGUIAS DO AGRESTE / ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DO ALTO DO MOURA/ COMVIVA.
Projetos em andamento
“PROJETO SALVE O IPOJUCA – O RIO PRECISA DE AJUDA. – PRECISA VIVER!”
O PROJETO foi iniciado em junho de 2000, por iniciativa dos ROTARYs clubs de Caruaru, tendo a frente o ambientalista e Presidente de Honra de nosso Movimento SEVERINO MONTENEGRO, cujo objetivo era estudar os problemas do meio ambiente, direcionados especialmente à recuperação e preservação do RIO IPOJUCA, no município de Caruaru.
O Projeto teve seus objetivos ampliados, como também sua área de atuação, passando a ser da NASCENTE a FOZ do rio.
O SOS RIO IPOJUCA realizou inicialmente no mês de outubro/2020, duas visitas técnicas as margens do RIO, no Alto do Moura e nas proximidades do Colégio Sagrado Coração, para estudo e elevantamento da atual situação e de seus problemas com a finalidade de apontar solução para a melhora do RIO.
Dando prosseguimento do Projeto ainda esse mês estaremos concluindo a implantação de três Salas de Aula Ambientais nas margens do Rio Ipojuca em Caruaru e recomposição da mataciliar no Alto do Moura com o plantio de 100 (cem) árvores nativas.
Modalidade de escolha dos dirigentes
Por indicação dos sócios Fundadores em consenso com os sócios contribuintes, por aclamação, de maneira que se tenha sempre na Presidência um sócio fundador, ocorrendo a escolha a cada dois anos no mês de janeiro do início do biênio.
Composição dos dirigentes para o biênio 2021/2022
DIRETORIA - 2021/2022
PRESIDENTE - Ademário Torres dos Santos
VICE-PRESIDENTE Gestor Executivo Operacional - João Cândido da Costa Filho
2º VICE-PRESIDENTE Relações Públicas Institucional - Alexandre Henrique da Silva Nunes
3º VICE-PRESIDENTE Parcerias com Instituições Congêneres - Agenor Tavares Jácome Junior
4º VICE-PRESIDENTE Presidente de Honra - Severino Montenegro da Silva
SECRETÁRIO - Jussára Soares de Freitas Costa
2º SECRETÁRIO - Regeane Maria Uchôa Papaléo
TESOUREIRO - Ranuzia Vieira de Melo
2º TESOUREIRO - Almir Galindo Florêncio
DIRETOR DE DIVULGAÇÃO E MARKETING - Edivaldo de Arruda Magalhães
DIRETOR JURÍDICO - Osmir Ferderbar
DIRETOR DE CULTURA - Terezinha Gonzaga
DIRETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL -Gustavo Luiz Tabosa Neri
COORDENADOR TÉCNICO - Bruno Alves Monteiro
CONSELHO FISCAL - José Fernando Santos de Souza José Marcolino da Silva
Marcilio de Oliveira Cumaru