quinta-feira, 29 de abril de 2021

JOVENS DE CARUARU SÃO CONVOCADOS PARA PARTICIPAREM DO "VOZES DAS JUVENTUDES"





A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), e em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico com Agreste (UFPE/CAA), convoca jovens e adolescentes, entre 12 e 21 anos, para enviarem os seus textos para o ‘Vozes das Juventudes’. O tema deste ano é ‘Vozes das Juventudes Caruaruenses: Escritos sobre a Pandemia do Coronavírus’. Os interessados devem fazer a inscrição no link bit.ly/vozesdasjuventudescaruaruense até o dia 22 de junho.

O projeto faz parte do Convênio n° 81/2019 entre a UFPE/CAA e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. E, nesse específico, a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru também está como parceira, devido à necessidade da participação de educadores e estudantes no mesmo.

De acordo com a gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SDSDH, Joana Figueirêdo, os textos resultarão em um Ebook, que será publicado pela editora Olyver. “Eles terão que abordar esse tema por meio dos vários gêneros textuais, a exemplo de um ensaio de opinião, poema, literatura de cordel, relato de experiência, uma carta à sociedade, crônica ou mesmo um aforismo”, explicou Joana, acrescentando que apenas um gênero deve ser escolhido por cada participante.

Para a professora da UFPE/CAA, Ana Maria de Barros, no projeto os jovens e adolescentes poderão dar vazão aos seus sentimentos, suas dores, as saídas encontradas por cada um e cada uma. “É importante estimularmos a escrita literária, a escolha de um gênero literário e envolvermos a sociedade nessa escuta”, afirma Ana Marina. “Como resultado, nossa cidade terá um importante documento sobre esse período histórico que presenciamos em que os jovens são os protagonistas de sua história, além de ser uma importante referência para as políticas públicas a serem desenvolvidas com o objetivo de atender, acolher e afirmar os direitos humanos da juventude”, completou.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.