quinta-feira, 25 de março de 2021

DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE PASSIRA




A Secretaria de Saúde do município de Passira, através da coordenação do PNI e da coordenação do Programa Saúde no Quilombo, realizou, neste dia 25 de março, o dia D para vacinação de todas as comunidades quilombolas do município.

Passira é uma cidade localizada no do agreste setentrional, com cerca de 30 mil habitantes, e hoje dentre sua comunidade, estão os grupos remanescentes de quilombos: Chã dos Negros; Chã dos Liras; Cacimbinha e Riacho de Pedra;

A vacinação contra a Covid-19 em Passira está sendo em realizada em 60% de toda comunidade quilombola, tendo em vista o repasse de doses pelo Ministério da Saúde. Essa conquista se deu através da Política Nacional Integral das Populações de Campo e Floresta (PNSIPCF) e é fruto de luta e debate com representantes das comunidades, destacando as especificidades de saúde referentes a essa população.

A vacinação para as comunidades quilombolas em Passira se deu durante todo o dia, com horário agendado e em locais estratégicos para vacinação seguindo os protocolos de distanciamento social.

A vacina é uma realidade, porém a pandemia ainda não acabou e precisamos garantir as medidas sanitárias, como frisou Francicleide Valéria, Secretária de Saúde de Passira.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.