quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

TABOSA DESCONTA 25% NO SALÁRIO DE FUNCIONÁRIOS E CAUSA INDIGNAÇÃO DA CATEGORIA





Nesta terça-feira (09), funcionários da Viação Tabosa, em Caruaru, insatisfeitos com um desconto "surpresa", procuraram a nossa reportagem. Os trabalhadores falaram que, a empresa aplicou um desconto sem aviso, de 25% (R$ 275) na folha salarial. O que causou uma dor de cabeça em muitos pais de família.

Segundo os colaboradores da empresa de ônibus, eles estão trabalhando sem redução na carga horária. Alguns exercem dupla função; a de motorista e cobrador. A esposa de um motorista (que não quis se indentificar), nos informou que o marido recebeu pouco mais de R$ 400 de salário após o desconto "surpresa".

Por meio de nota, a Viação Tabosa esclarece que vem cumprindo o que é previsto por lei, conforme acordo coletivo da categoria que prevê redução de jornada de 25%, 50% e/ou 75%. A medida está em vigor desde o dia 1° de julho de 2020 e segue com prazo até 30 de junho de 2021.

Em meio à crise que afeta o setor de transporte público, agravada pela pandemia, a empresa opera, atualmente, com 50% da sua desmanda normal, sendo desse total, 24% de gratuidades.

O sistema está colapsando por falta de apoio e subsídio por parte dos poderes: federal, estadual e municipal e vem lutando, ao longo dos últimos anos, para manter a sua operação e atender, de forma adequada, a todos os seus clientes.


Foto: Felipe Pessoa

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.