quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

APAC CONFIRMA PROBABILIDADE DE CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA EM PERNAMBUCO




Em reunião realizada nesta terça-feira (23) remotamente, meio de videoconferência com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia dos 09 estados do Nordeste, órgãos de meteorologia nacionais, INMET e CPTEC e internacionais, ECMWF e KIT manteve os indicativos de previsão da reunião anterior.

A previsão climática em Pernambuco para o próximo trimestre (março, abril e maio) indica probabilidade de chuvas abaixo da média climática em todo o Estado. Neste período, a ocorrência de chuva tem grande variabilidade temporal e espacial devido os sistemas indutores atuarem por período de tempo curto, o que significa dizer que podem sim, ocorrer chuvas em alguns dias com intensidade forte e acompanhada de trovoadas e rajadas de vento, em especial no Sertão, cujos meses já englobam o período chuvoso, e no Agreste onde março se inicia o período chuvoso.
Poderá ser observado o aumento gradativo das chuvas em grande parte do estado pernambucano entre os meses, exceto no Sertão que em abril ocorre uma diminuição, devido ao final do período chuvoso na região.

Por esse motivo, é importante o acompanhamento das previsões diárias no site da Apac, através do link www.apac.pe.gov.br ou através do Instagram @apac_oficial
No mês de março, será realizada a primeira reunião climática especialmente focada para o leste do Nordeste, que destaca as regiões do Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

O documento com as informações completas da previsão do trimestre podem ser acessados através do link: https://www.apac.pe.gov.br/uploads/Informe-Previs--o-Climatica-Fevereiro-2021.pdf

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.