quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

AGRESTINA DIVULGA PLANEJAMENTO DE RETORNO ÀS AULAS




Em entrevista a uma rádio local na manhã de ontem (10), a Secretaria de Educação e Esportes e o Departamento de Ensino de Agrestina, divulgaram o esquema montado para o retorno das aulas com segurança. No município, as aulas da Rede Municipal terão início no dia 22 de fevereiro, inicialmente de forma remota, e a partir do dia 15 de março, de forma híbrida.

De acordo com a Secretaria de Educação, o município criou um Plano de Retomada que segue os protocolos preconizados pelos órgãos de saúde para reinício das aulas. A forma híbrida de ensino - remota e presencial - foi pensada para evitar aglomerações nas escolas. Haverá um rodízio para evitar que se tenha muitos alunos em uma mesma sala de aula. Os alunos serão divididos por dias, conforme quantidade e espaço. Com relação à estrutura, a diretora de Ensino, Patrícia Santos, explicou como vai funcionar. _“Em nosso protocolo pensamos em tudo, colocação de novas pias, como será o acesso à entrada da escola, ao refeitório, entrada do banheiro, pátio, e os cuidados com a limpeza. Os pais não precisam se preocupar, os cuidados serão redobrados”,_ disse.

O Transporte Escolar, que já se encontra em funcionamento, atendendo aos alunos das escolas estaduais e da área rural, e que em breve atenderá também aos estudantes universitários, irá se adequar aos protocolos de saúde, como distanciamento social, disponibilização de álcool, termômetro e motorista devidamente treinado.

Apesar de todos os cuidados, os pais que querem a volta dos filhos aos estudos deverão assinar um termo de responsabilidade, permitindo à sua volta às salas de aula, ou, optando por sua continuação nas aulas remotas. _“Estamos enfrentando algo novo, por isso estamos preparando nossas equipes para voltar às aulas com segurança. Cuidaremos de todos com muito zelo e responsabilidade”,_ esclareceu a secretária da pasta, Fátima Lira.

Ainda em entrevista, a Secretaria de Educação anunciou duas novidades para um futuro breve, a criação do Centro de Formação Continuada de Servidores da Educação, onde todos os servidores da rede serão capacitados, do vigia de escola ao auxiliar de serviços gerais, e o Centro de Apoio à Educação Inclusiva, com uma equipe de psicopedagogos e psicólogos que irá atender professores e pais de crianças com necessidades especiais.

Foto: Adriano Monteiro

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.