quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

ÚLTIMA SEMANA PARA INSCREVER FILME NO CURTA TAQUARY 2021




Termina dia 11 de janeiro o prazo para inscrever filmes para exibição no 14º Curta Taquary – Festival de Curta-Metragem de Taquaritinga do Norte, que será realizado de forma híbrida em 2021. Os filmes ficarão disponíveis, de forma virtual, no período de 16 a 22 de março. Já as formações (oficinas e laboratórios), também serão online, mas contarão com algumas atividades presenciais em janeiro e fevereiro. As pessoas interessadas em participar do evento devem submeter os trabalhos no site www.curtataquary.com.br.

A proposta para 2021 é trazer produções que abordem temáticas sociais, educativas, políticas, de raça, gênero e ambientais. Além de ter esse foco no processo de curadoria dos filmes, a próxima edição do festival contará com uma ação de reflorestamento em uma região de Taquaritinga do Norte atingida por uma queimada em dezembro de 2016. Ao todo, cerca de 50 hectares de mata nativa foram destruídos. A ideia é que para cada filme inscrito seja plantada uma árvore.

O Curta Taquary terá sete mostras competitivas. São elas: Mostra Brasil (com temática livre); Primeiros Passos (para diretores em seus primeiros trabalhos); Dália da Serra (voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação); Universitária (direcionada para produções oriundas de alunos de graduação); Diversidade (filmes que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas); Curtas Fantásticos (filmes de horror, ficção científica e fantasia); Criancine (filmes voltados para o público infanto-juvenil). “Não há limite para inscrição de trabalhos. O mesmo autor pode submeter filmes em várias categorias”, explicou o coordenador do festival Alexandre Soares.

*Formação* – Já está disponível no site a relação com o nome das pessoas que foram aprovadas para participar do DocLab - Laboratório de realização de documentários, um curso híbrido, com momentos de forma online e presencial, sobre realização de documentários. O número de pessoas inscritas chegou a 96, de 13 estados brasileiros. “Devido ao grande número de inscrições, resolvemos criar uma nova turma da nossa formação para não deixar ninguém de fora dessa oportunidade. A segunda turma será conduzida pelos educadores-cineastas Marlom Meirelles e Antonio Fargoni e acontecerá de 01 de fevereiro a 09 de março”, explicou a coordenadora pedagógica do evento, Amanda Ramos.

As pessoas selecionadas devem atentar ao e-mail informado na inscrição e responder a mensagem enviada pelo Curta Taquary confirmando a participação na formação. As aulas começam no dia 11 de janeiro, na plataforma Google Classroom, com encontros pré-gravados, e em momentos ao vivo (no Meet). A parte teórica terá três módulos de cinco aulas cada, abordando temas como a história do documentário até técnicas na realização cinematográfica. Ao final, serão realizados quatro documentários.

O 14º Festival Curta Taquary tem o aporte financeiro do Edital de Festivais LAB PE da Lei Aldir Blanc e é uma realização das produtoras Taquary Filmes e Tá Bonito Pra Chover Produções.

Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Radialista desde abril de 2004. Locutor na Rádio Liberdade FM 94,7 de Caruaru-PE. Facebook, Twitter e Instagram: @adrianoluizloc