quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

130ª FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM LIMOEIRO ACONTECE NO FORMATO VIRTUAL




Em Limoeiro, o impacto da pandemia de Covid-19 e seus lamentáveis desdobramentos, não impediu a realização de uma das tradições culturais mais antigas da cidade. A 130ª edição da Festa de São Sebastião migrou do formato presencial para o virtual em 2021.

A Festa vem acontecendo desde a última sexta (15) em redes sociais on-line por meio de lives nos perfis oficiais da Prefeitura. O cenário desafiador que se estabeleceu desde o início da Pandemia de Covid-19, fez com que muitas cidades cancelassem seus eventos de rua e interrompessem um ciclo de atividades culturais que movimentam o turismo e a economia regional.




Na parte profana da festa, a Prefeitura Municipal, diante do incentivo do Prefeito Orlando Jorge (Podemos), vem desenvolvendo uma programação de dez lives, uma a cada dia. Foram contempladas apresentações culturais de artistas locais, viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo Cultural Aldir Blanc e por iniciativa própria de alguns desses artistas que, voluntariamente, se dispuseram a participar e garantir a realização da tradicional festa que é transmitida do auditório da antiga Rádio Difusora, hoje sede da Secretaria de Cultura do município. O Show de Calouros é uma das atrações mais aguardadas da festa e, no formato on-line, não ficou fora da programação. Nesta quarta-feira (20), transmitida a grande final da competição que reúne limoeirenses com grande potencial vocal sob o comando do radialista e locutor Gonçalves Filho.




Na parte religiosa da festa, a Paróquia de São Sebastião vem realizando o Novenário com a transmissão on-line de Missas Campais com número reduzido de público. No domingo (24), a Missa Solene da Festa será transmitida às 9h da manhã. Às 16h será realizada uma procissão motorizada também transmitida pela internet para que os devotos acompanhem de casa o tradicional percurso do carro-andor que em outras épocas seria seguido por uma multidão de fiéis. Ao término do percurso, será realizada a Bênção do Santíssimo em frente a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.

Para celebrar o jubileu de 130 anos da festa, a Igreja encaminhou para restauro a Imagem de São Sebastião doada pelo Português Avelino que no ano de 1891, fez a promessa de realizar todos os anos uma novena ao Santo, caso suas filhas fossem curadas da varíola. A partir da graça alcançada, estabeleceu-se essa tradição de Fé e devoção na cidade que recebeu de volta hoje, dia 20 de janeiro, quando a igreja celebra a memória litúrgica de São Sebastião, a imagem completamente restaurada, justamente quando a população começa a ser vacinada contra a Covid-19 no município.






Ainda em alusão ao jubileu, a prefeitura irá reprisar também no domingo (24), após a conclusão da programação religiosa, trechos da festa que marcou o centenário da tradição, celebrado no ano de 1981. As imagens foram cedidas pelo comunicador Fernando Chagas que à época respondia pelo departamento de imprensa e comunicação da Prefeitura Municipal na gestão do então prefeito José Xavier Quirino.



QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.