quarta-feira, 25 de novembro de 2020

BLACK FRIDAY: SAIBA COMO EVITAR GOLPES NAS COMPRAS ONLINE





Consumidores de todo Brasil aguardam, nesta semana, por mais uma Black Friday, que acontecerá no dia 27 de novembro. É um momento de expectativa para muita gente, que pretende aproveitar as diversas promoções e descontos para realizar as tão desejadas compras. Mas, apesar de todas as ofertas e tantas tentações, é preciso ficar atento para não ser vítima de golpes e tornar o momento de realizações de compras em pesadelo.

Para isso, vale seguir algumas dicas de especialistas, principalmente quanto a compras online – que deve aumentar mais ainda neste período de pandemia, com o distanciamento social. Para comprar pela internet deve-se ter segurança e saber sobre alguns “bizus” (macetes), como explica o coordenador dos cursos de tecnologia da informação do Centro Universitário UniFavip, Jadson Almeida.

“Não compre em sites desconhecidos. Na dúvida, há um site chamado “Reclame Aqui” e nele você encontrará informações sobre a confiabilidade de grande parte dos sites de e-commerce. Se você não encontrar o site em questão no Reclame Aqui, não negocie nada nele, nem mesmo faça o cadastro”, explica ele, que destaca a necessidade de ter atenção também ao realizar compras em sites mais conhecidos e de expressão em vendas online.

“Ainda sobre e-commerce, quando utilizar plataformas, como Mercado Livre e Aliexpress, verifique sempre a reputação do vendedor e nunca faça negociações fora do sistema da plataforma. Alguns golpistas pedem seu contato pessoal, dizem que se o pagamento acontecer fora do sistema eles darão descontos ou que o sistema está com problemas e o pagamento precisa ser fora dele”, completa Almeida.

Também sobre golpes na internet, é preciso estar atento a diversos outros meios usados por golpistas virtuais o tempo todo, independente de promoções e períodos como este da Black Friday.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip/Yduqs. Radialista desde 2004. Comunicador na Rádio Liberdade FM 94,7 em Caruaru-PE, desde 2008.