quinta-feira, 10 de setembro de 2020

ICIA VIVENCIA PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES DO SETEMBRO DOURADO





O Instituto do Câncer Infantil do Agreste, o Icia, vivencia sua programação no mês de conscientização de combate ao câncer infantil. Conhecido como SETEMBRO DOURADO, o objetivo é alertar sobre os sinais e sintomas da doença. 

Deste modo, o laço de fita dourado é usado como forma de conscientizar e chamar a atenção da população para as medidas de prevenção e combate a patologia, além de simbolizar cooperação e confraternização entre os cidadãos.

Descobrir que uma criança ou um adolescente tem câncer é algo assustador. Afinal, nenhum pai ou mãe estão preparados para receber esse tipo de notícia. Porém, graças os avanços de pesquisas e tratamentos, a possibilidade de cura é muito maior quando a doença é descoberta logo no começo.

O setembro dourado foi criado para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces. 




A campanha do instituto conta com várias ações. Entre elas, a instituição promove palestras virtuais levando a Caravana do Diagnóstico Precoce até os profissionais da área de saúde. Com o distanciamento social exigido pela quarentena em que vivemos, algumas ações precisam ganhar um novo formato. 

Diferente de anos anteriores, a Caminhada Pela Vida precisou ser vivenciada de outra forma. Ainda resultado da nova realidade de combate ao coronavírus, a caminhada será virtual e conta com camisetas em uma edição especial e inédita do evento. Quem quiser participar é só comprar em um esquema de drive thru, realizar sua caminhada individual ou exercício que desejar usando a camiseta, fazer uma foto e enviar. As fotos serão divulgadas nas redes sociais do Icia.

Até um elemento bastante conhecido que leva a marca do Icia ganhou uma nova identidade visual: o Cofrinho do Icia. Durante o mês de setembro vamos reforçar o quanto seu troco pode ajudar a salvar vidas. Crianças e adolescentes com câncer precisam muito do apoio de todos. Além da renovação da Campanha Troco Solidário, com a rede de Supermercados Unicompra, após o primeiro ano de parceria.

Setembro também é o mês de aniversario da instituição. E a programação não poderia deixar essa data de fora, por isso, o dia 19 está reservado para a Live de Aniversario do Icia. Atrações como Petrúcio Amorim, Benil e Humberto Bonny. Uma tarde cheia de alegria direto da Casa Di Lúcio lá no Alto do Moura. Com transmissão pelas redes sociais do instituto e também pela pagina do Facebook da TV Jornal Interior, que apoia o evento.

Está prevista também uma versão digital do Simpósio de Oncologia Pediátrica promovido anualmente pelo instituto. Em uma interação virtual com profissionais da área debatendo o combate ao câncer em suas mais variadas vertentes. 

E para terminar o mês um momento mais que especial, quando serão entregues as medalhas da vitória a pacientes que estão concluindo o período de remissão da doença. Eles irão bater o Sino da Esperança que simboliza o termino de um período desafiador, mas que foi possível vencê-lo com muita coragem e garra.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.