sexta-feira, 14 de agosto de 2020

REQUALIFICAÇÃO DA RUA SÃO SEBASTIÃO E CASA DA MULHER ARTESÃ SÃO ENTREGUES




A sexta-feira (14) foi marcada pela entrega de mais duas obras da Prefeitura de Caruaru aos moradores da Capital do Agreste. A prefeita Raquel Lyra inaugurou oficialmente a requalificação da rua São Sebastião, no Centro da cidade, e a Casa da Mulher Artesã, no Alto do Moura.

Para a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, as duas obras representam importantes entregas ao povo caruaruense. "A rua São Sebastião nada se parece com o que era antes da obra. A rua ganhou vida, ficou organizada e a população agora poderá aproveitar o espaço para fazer as suas comprar com mais conforto. Para os comerciantes, a reforma também foi fundamental, levantando a autoestima de todos", explica a prefeita.

O trecho revitalizado na área central da cidade tem uma extensão aproximada de 320 metros. A rua, além de se localizar no grande centro comercial da cidade, se interliga com a Avenida Lourival José da Silva, a passarela de acesso ao Parque 18 de Maio, entre outros.

"A Requalificação foi pensada, visando proporcionar ao transeuntes e comerciantes locais, uma via totalmente acessível, com passeios mais largos, urbanizada com vegetação e equipamentos, além de mais iluminação", explicou o secretário de Obras, Rodrigo Miranda.

A via teve a colocação de piso intertravado, piso de alerta, drenagem, instalação de postes metálicos, bancos em concreto, lixeiras, canteiros, plantio de árvores ornamentais e sinalização horizontal.




Casa da Mulher Artesã - O novo espaço cultural está situado na Alto do Moura e conta com os seguintes ambientes: sala para exposição, salas administrativas, banheiros, copa e pátio de estacionamento.

A Casa da Mulher Artesã vai abrigar as mulheres que, desde 2014, se uniram pelo desejo de reconhecimento enquanto artesãs. "É um momento de agradecimento. É uma obra de grande importância para a valorização da mulher, da cultura e do turismo da nossa cidade. Essas mulheres que fazem parte desse projeto são verdadeiras guerreiras que fazem do barro a nossa história. Será um centro de exposição, mas também de comercialização", afirma a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.






Muitas mulheres da comunidade trabalham junto aos maridos e demais homens da casa na criação e execução das peças, mas não são reconhecidas como artesãs, ficando muitas vezes restritas aos papéis de mãe, esposa, cuidadora. "Elas merecem todo nosso reconhecimento", finaliza a prefeita.


Fotos: Jorge Farias

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.