segunda-feira, 10 de agosto de 2020

PRIMEIRO DIA DO RETORNO DA FEIRA DA SULANCA FOI POSITIVO DIZ PREFEITURA





Depois de quase cinco meses com as atividades suspensas por conta da Covid-19, a Feira da Sulanca voltou a funcionar nesta segunda-feira (10). Para receber os comerciantes e clientes, a Prefeitura de Caruaru colocou em prática o Plano de Operacionalização elaborado especialmente para a retomada da feira, no Parque 18 de Maio. Mais de 300 profissionais atuaram diretamente na ação. Ao todo, a feira recebeu 60 ônibus e mais de 100 vans, com estimativa de público de 25 mil pessoas.

Para a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, a volta da Feira da Sulanca representa um momento de esperança e dias melhores para região. “Hoje é o primeiro dia de retomada da nossa feira e como a gente tinha estudado, desenhado os protocolos e pactuado com os comerciantes, o resultado foi um grande sucesso. Tudo foi feito para que a feira voltasse com segurança”, afirma Raquel.






De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, a Feira da Sulanca retornou com aproximadamente 70% da sua capacidade. “Acreditamos que com o passar das semanas esse número aumenta e a nossa feira volte a funcionar como antes, mas seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde e respeitando o protocolo elaborado pela prefeitura. A colaboração de todos é fundamental para que os casos de Covid-19 não aumentem em nossa região”, explica o secretário.

Durante toda a manhã, a Prefeitura de Caruaru disponibilizou 10 mil máscaras, que foram distribuídas ao público nos acessos ao parque. Também foi oferecido 100 litros de álcool em gel em vários pontos da feira. “Não medimos esforços para garantir que todo o protocolo fosse seguido. Tivemos um retorno bastante positivo de todas as ações que desenvolvemos, tendo a certeza de que a operação foi um sucesso”, comemora Ytalo.




BARREIRAS SANITÁRIAS - No entorno do Parque 18 de Maio, sete barreiras sanitárias foram instaladas nas vias para reforçar o controle de acesso à feira. Durante toda a operação, mais de mil veículos foram abordados, alcançando cerca de 6.000 pessoas. Além de um trabalho de abordagem preventiva nos principais estacionamentos próximos a feira. De acordo com a presidente da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), Karla Vieira, 40% dos veículos parados nas barreiras foram ônibus. “Nossas abordagens foram no sentido de orientar a população. O trabalho conjunto com os guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais de ordem pública garantiu a retomada de forma segura para nossa população. A volta da Feira da Sulanca representa muito para todos nós, mas não podemos relaxar. É preciso estar atento às recomendações para a proteção de todos”, pontuou.

TESTAGENS - Cerca de 100 profissionais da Secretaria de Saúde do município atuaram durante a operação. O trabalho integrado funcionou nos acessos ao Parque 18 de Maio, nas barreiras sanitárias, em pontos estratégicos da feira. A unidade móvel de testagem da secretaria também fez parte da ação. Foram realizados 333 testes rápidos que acusaram 76 casos positivos, que foram orientados a voltar para o destino de origem e buscar acompanhamento médico.




DELIVERY SULANCA - Apesar da volta da feira no Parque 18 de Maio, o Delivery Sulanca segue funcionando no estacionamento do Polo Caruaru. Nesta segunda-feira, quem optou pelo formato, encontrou a mesma estrutura que há meses vem garantindo a entrega segura dos produtos. Apenas hoje, foram realizadas 1163 entregas. “Vamos seguir com a estratégia. É uma forma de garantir uma alternativa segura para comerciantes e clientes, que programam o recebimento das mercadorias no espaço. Cerca de R$ 10 milhões foram movimentados apenas no Delivery Sulanca, hoje”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, André Teixeira Filho.


Fotos: Janaina Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.