quinta-feira, 13 de agosto de 2020

AGRESTINA ABRE CADASTRO CULTURAL PARA ENTIDADES, COLETIVOS E GRUPOS CULTURAL





A partir da próxima segunda-feira, dia 17, estará aberto o Cadastro Cultural para entidades, coletivos e grupos culturais em Agrestina, interior de Pernambuco. Os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na rua Capitão Cadete, n° 58, centro da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

O município, que já realizou o cadastramento dos trabalhadores de todos os segmentos da cultura, agora atenderá os coletivos. Devem se inscrever grupos culturais, entidades, espaços culturais e/ou artísticos, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições, e organizações culturais comunitárias.

Para se inscrever o representante legal ou líder do grupo deve ter em mãos a seguinte documentação: RG; CPF; comprovante de residência; CNPJ (para pessoa física) ou declaração reconhecida em cartório indicando o representante do grupo ou coletivo, autodeclaração de tempo de atividade; portfólio com fotos; vídeos ou documentos que comprovem a atuação na área cultural.

O Cadastro Cultural é uma espécie de banco de dados da cultura. Além de sua importância para mapeamento da cadeia produtiva de arte e cultura local, ele é uma prerrogativa para ter acesso à Lei emergencial da cultura Aldir Blanc, que não beneficia somente trabalhadores individuais, como também os coletivos e espaços culturais que tiveram seu funcionamento afetado pela pandemia do coronavírus.

O auxílio para esses espaços pode se dar por meio de subsídio mensal de três mil a dez mil reais. A lei também oferece uma linha de fomento a cultura, que funcionará através de investimentos via editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor, entre outros mecanismos. O coletivo ou espaço que quiser ter acesso ao projeto, bem como vender alguma obra custeada por ele, deve estar devidamente cadastrado.

As inscrições seguem até o dia 21 de agosto.

Em casos de dúvidas o interessado deve entrar em contato através das redes sociais da Prefeitura de Agrestina ( _página no Facebook ou Instagram_), ou enviar um email para: cadastroculturalagrestina@gmail.com

Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Radialista desde abril de 2004. Locutor na Rádio Liberdade FM 94,7 de Caruaru-PE. Facebook, Twitter e Instagram: @adrianoluizloc