quarta-feira, 22 de julho de 2020

AÇÕES PARA POPULAÇÃO CARENTE DE CARUARU SÃO REALIZADAS





A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), tem empenhado esforços na garantia da assistência à população em situação de rua, às famílias em condição de vulnerabilidade social e a toda sociedade que necessite de apoio, durante esses meses de combate à Covid-19. Uma série de ações vem sendo desenvolvida ao longo do período, resultando no controle do vírus na população em situação de rua.

Para melhor atender aos necessitados, foi criado o Acolhimento Emergencial na Escola Municipal Professor José Florêncio Neto (Machadinho), que já recebeu, ao longo da pandemia, mais de 170 pessoas. O serviço oferta refeições, além de higienização, acompanhamento psicossocial, de saúde, além do forte trabalho de reintegrações familiares, tudo buscando garantir a dignidade e proteção integral dos usuários.

Os serviços já existentes, como o Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua, e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) tiveram as suas ações fortalecidas. "As equipes têm realizado forte trabalho de abordagem social, que já distribuiu mais de 6.000 refeições, em diversos pontos da cidade, buscando o acolhimento e a saída desses indivíduos das condições de vulnerabilidade social", explica o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Carlos Braga.

Para ajudar as pessoas que buscaram o Auxílio Emergencial, de iniciativa do Governo Federal, a secretaria montou uma força tarefa para atender e orientar à população acerca deste serviço. Foram realizados mais de 20.000 atendimentos, na sede do Bolsa Família, nos CRAS urbanos e rurais, além dos pontos estratégicos criados para este tipo de atendimento, como foi o Espaço Cultural.

Os 5 CRAS urbanos, e 5 CRAS rurais também têm realizado forte trabalho de mapeamento para identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social. "Assim conseguimos conceder os benefícios eventuais, quais sejam cesta básica, auxílio funeral e auxílio enxoval", reforça o secretário.

O Programa Qualifica Caruaru também vem desempenhando um papel importante neste período. A partir dele já foram confeccionadas e distribuídas à Secretaria Municipal de Saúde, bem como aos servidores e usuários da SDSDH, mais de 35.000 máscaras.

Todas as ações desenvolvidas pela SDSDH até o momento reforçaram as estratégias para proporcionar o maior cuidado e qualidade de vida aos caruaruenses que sofrem com os efeitos do Covid-19.

Visualizações

Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Radialista desde abril de 2004. Locutor na Rádio Liberdade FM 94,7 de Caruaru-PE. Facebook, Twitter e Instagram: @adrianoluizloc